Quais os posicionamentos do Conselho Federal de Economia sobre assuntos como retomada econômica, salário mínimo, indústria, programas de transferência de renda, teto de gastos, privatizações, reformas e outros temas econômicos? No dia 15 de setembro o Cofecon lançou a publicação “Panorama da Economia: Posicionamentos extraídos das notas oficiais do Cofecon”, entregue aos assessores econômicos e jornalistas que participaram do seminário realizado naquela data, no qual diversas candidaturas à Presidência da República apresentaram seus programas econômicos. Ela pode ser acessada clicando AQUI.

“O Cofecon produziu este Panorama da Economia, que é um extrato dos seus principais posicionamentos no que se refere à política econômica. Estamos entregando para os nossos colegas assessores econômicos dos candidatos, porque representa aquilo que pensamos no âmbito do Sistema Cofecon/Corecons”, expressou Antonio Corrêa de Lacerda, presidente do Conselho Federal de Economia, durante o evento.

A publicação expressa o pensamento do Cofecon por meio de notas publicadas nos últimos dez anos. Este período permite, inclusive, ler algumas das notas com o olhar distanciado pelo tempo transcorrido e verificar o que aconteceu depois. Alguns dos assuntos aparecem de forma destacada, tais como o teto de gastos; outros, embora não tenham sido o principal objeto de alguma nota ou deliberação do plenário, também são mencionados várias vezes – como é o caso das privatizações.

O plenário do Cofecon é composto por 18 conselheiros efetivos e igual número de suplentes. Em um grupo heterogêneo – e que muda com o tempo – é natural que surjam opiniões divergentes sobre determinados assuntos. Por isso, as notas oficiais emitidas pela Autarquia refletem posicionamentos que foram objeto de debate entre os conselheiros, sempre em busca de fortalecer o debate entre economistas e consolidar o papel do profissional diante de outros órgãos, imprensa e sociedade.