No dia 20 de abrilquarta-feira, às 17h, acontecerá a 2ª aula da oficina gratuita de Processos Orçamentários promovida pelo Conselho Federal de Economia. 

A proposta da oficina é apresentar conceitos, debater teorias, discorrer sobre a importância do orçamento como fonte de informação e principal arma da sociedade. Além disso, Odilon irá falar sobre o planejamento público, a base legal e as leis que constituem o processo orçamentário, receitas e suas classificações, codificações da natureza da receita e seu detalhamento, classificação e codificação de despesas, orçamento participativo, elaboração de proposta, etapas e execução orçamentária, entre outros temas. 

transmissão será feita pelo canal do Cofecon no YouTube por meio do link disponível aqui.

Professor convidado 

Odilon Guedes Pinto Júnior é economista, Mestre em Economia pela PUC/SP, Professor da Faculdade de Economia da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e do Departamento de Economia das Faculdades Oswaldo Cruz. 

Além disso, Odilon é professor convidado do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH/ Universidade de São Paulo e do Curso de Pós-graduação Tópicos Avançados em Administração Pública – Finanças Públicas da Fundação Getúlio Vargas/SP. 

Atualmente é conselheiro regional (Corecon-SP). Foi Presidente do Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo, Vereador e Subprefeito na cidade de São Paulo. Autor do livro Orçamento Público e Cidadania Editora Livraria da Física. 

Perdeu a primeira aula? Não tem problema. Assista abaixo: 

Boa aula! 

Perguntas frequentes sobre o EAD  

Onde se inscrever?
www.cofecon.org.br/ead

Quem pode se inscrever?
Qualquer pessoa interessada no assunto pode realizar a inscrição, não é necessário ser economista ou estudante da área.

Qual o número de horas previstas para a Oficina?
Três horas, ao todo. Uma hora por aula.

A Oficina oferece certificado?
Sim, para os alunos que visualizarem os materiais disponíveis na plataforma, após cada aula. O certificado é enviado para os participantes inscritos, que acessarem o material que estará disponível até o dia 05 de fevereiro. Os certificados serão enviados para o e-mail cadastrado até 30 dias depois do acesso às aulas e ao material específico de cada encontro.

Posso fazer a inscrição e ter acesso à certificação mesmo após o evento?
Sim, durante 60 dias o material da oficina ficará disponível na plataforma EAD do Cofecon e, nesse período, as inscrições seguem abertas, com direito à certificação. Depois dos 60 os vídeos continuarão no YouTube, mas não haverá emissão de certificado.

As aulas ficam disponíveis por quanto tempo?
Estarão sempre disponíveis no YouTube do Cofecon e por 60 dias também na plataforma EAD do Cofecon.

Como as aulas são apresentadas: ao vivo ou gravadas?
Todas as aulas são ao vivo, com transmissão pelo YouTube do Cofecon e, posteriormente, inseridas também na plataforma EAD do Cofecon.

E material de apoio, como funciona?
O curso é introdutório e tem o objetivo de apresentar uma nova área de atuação para os economistas. Todo material é disponibilizado na plataforma EAD e a emissão de certificados está atrelada a visualização e download do material.

E se eu perder alguma das aulas?
Fique tranquilo! Temos todos os vídeos disponíveis permanentemente no YouTube, além da plataforma EAD do Cofecon, onde ficarão acessíveis por 60 dias.