Como o Brasil vai enfrentar uma inflação galopante, num momento em que o desemprego já se encontra elevado e uma parte expressiva da população teve sua renda comprometida pelas medidas de isolamento social? Para responder perguntas como esta, o Cofecon realizará no dia 1º de julho um debate de conjuntura sobre as políticas sociais pós-pandemia, tendo como debatedores os economistas Rosa Maria Marques e Marcelo Neri.

Rosa Maria é professora titular do Departamento de Economia da PUCSP e se dedica fortemente às áreas de políticas sociais, economia da saúde, financiamento da saúde, mundo do trabalho, previdência e proteção social e capitalismo contemporâneo. Em maio, falou sobre políticas sociais no pós-pandemia em live transmitida pelo canal Política Social Social UFES. “O capitalismo hoje não tem sequer a oferecer à humanidade emprego e renda. Vivemos uma crise sistêmica”, questionou Rosa. “A questão da saúde hoje é estratégica para os governos, para a manutenção da soberania e da coesão social. O Biden está defendendo a quebra das patentes. Por que isso? Porque não acabará a pandemia se ela não acabar no mundo inteiro”.

Desde 2000, Neri atua como diretor do FGV Social e ministra aulas no doutorado, mestrado e graduação da EPGE da Fundação Getúlio Vargas. Em estudo divulgado recentemente, o economista afirma que a pandemia da Covid-10 aumentou a desigualdade social para um nível recorde, diminuiu a renda do trabalho e deixou os brasileiros mais infelizes e com sentimentos negativos superiores às da média global. Integrante de vários conselhos da sociedade civil, atua ativamente na proposição e debate de políticas públicas.

O debate será transmitido ao vivo pelo canal do Cofecon no YouTube, no dia 1º de julho às 17 horas. Após as falas de cada debatedor, haverá uma rodada de perguntas por parte dos conselheiros federais. O evento é promovido pela Comissão de Política Econômica do Cofecon e terá a mediação de seu coordenador, o conselheiro Fernando de Aquino Fonseca Neto. Acesse https://youtu.be/L5pPboiRI_s.

Nossos convidados

Rosa Maria Marques é professora titular do Departamento de Economia da PUCSP e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) e da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES). Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a trajetória acadêmica da economista incluí mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado pela Fundação Getúlio Vargas – SP e pós-doutorado na Faculte de Sciences Economiques da Université Pierre Mendes France de Grenoble e na Universidad de Buenos Aires.

Marcelo Neri é mestre e bacharel em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ) e PhD em Economia pela Universidade de Princeton. Foi Ministro Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) e Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). É autor de diversos livros e avaliou políticas públicas em duas dezenas de países, tendo participado da criação do sistema de pisos salariais. Implementou políticas públicas em três níveis de governo no Brasil. Sua proposta de mecanismo de crédito social vinculado ao Desenvolvimento do Milênio recebeu o prêmio da Network Meeting, em Dacar, no Senegal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *