Cofecon realiza oficina sobre inteligência artificial para economistas

Ao todo serão quatro aulas entre os dias 5 e 14 de novembro, com uma hora de duração cada uma, ministradas por Welinton dos Santos

Quer entender como o crescimento da inteligência artificial afeta a economia, o mercado de trabalho e a profissão de economista? Entre 5 e 14 de novembro (às terças e quintas) será realizada a oficina “A Importância da Inteligência Artificial para os Economistas”, com Welinton dos Santos como professor.

“Os economistas precisam conhecer os conceitos básicos da inteligência artificial e as suas aplicações, identificando as melhores ferramentas para integrar seu trabalho cotidiano”, explica Santos. “A oficina é uma oportunidade de investimento no futuro profissional para os economistas, trazendo conhecimentos necessários para se destacarem num ambiente econômico cada vez mais influenciado pela tecnologia”.

Inscreva-se AQUI e garanta o seu Certificado.  

A oficina será composta por quatro aulas de 60 minutos cada. As três primeiras serão gravadas e disponibilizadas nos dias 5, 7 e 12 de novembro, sempre às 16h. A última aula, que acontecerá no dia 14 de novembro, será ao vivo, também às 16h, proporcionando uma oportunidade única de interação com o professor. Essa aula ao vivo será realizada pela plataforma Zoom, permitindo uma experiência mais dinâmica e participativa para os alunos.

Objetivos

Ao longo do curso, os participantes terão a oportunidade de aprender e aplicar conceitos de IA em contextos econômicos, preparando-os para as demandas do mercado de trabalho moderno; desenvolver habilidades práticas em análise de dados e programação, através de atividades práticas; explorar aplicações reais de IA na economia, através de estudos de caso e projetos práticos, proporcionando uma compreensão aprofundada e aplicável das tecnologias; e discutir e analisar implicações éticas, garantindo que os economistas estejam preparados para abordar questões complexas de forma ética e informada.

Professor

Welinton dos Santos é economista, especialista internacional de cidades, analista de gestão de riscos de projetos (BID), árbitro ad hoc e perito judicial. Atualmente é vice-presidente técnico do Sindecon-SP, conselheiro do Corecon-SP, professor universitário e coordenador do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Receita Federal na Universidade de Mogi das Cruzes, além de avaliador institucional do Ministério da Educação para cursos universitários. Também é especialista em criptoeconomia e autor de 39 livros de negócios.

Programação

Aula 1 – Mudanças da realidade e novos conceitos de trabalho com a Inteligência Artificial (05/11, 16h)

  1. a) Fundamentação
  2. b) Os impactos das novas tecnologias
  3. c) A influência da Inteligência Artificial em nosso cotidiano
  4. d) Novos olhares da tecnologia
  5. e) Números da inteligência artificial (plataformas, vagas de emprego que serão criadas ou eliminadas, pesquisas de mercado)

Aula 2 – Impactos Positivos e Negativos da Inteligência Artificial (07/11, 16h)

  1. a) Impactos positivos nos negócios (exemplo em portos)
  2. b) A robótica
  3. c) Blockchain
  4. d) Ferramentas úteis de IA e suas aplicações no trabalho do economista
  5. e) Ética nas atividades com IA

Aula 3 – Ferramentas de Inteligência Artificial e o Futuro da Tecnologia na Área Econômica (12/11)

  1. a) Demonstração de várias ferramentas de IA
  2. b) Como utilizar a tecnologia a favor do trabalho do economista
  3. c) Cuidados com o uso da IA Generativa
  4. d) Nova dinâmica profissional
  5. e) As cidades inteligentes e o futuro da tecnologia

Aula 4 – Tira dúvidas (14/11, aula ao vivo)