Cofecon realiza oficina sobre inteligência artificial para economistas
Ao todo serão quatro aulas entre os dias 5 e 14 de novembro, com uma hora de duração cada uma, ministradas por Welinton dos Santos
Quer entender como o crescimento da inteligência artificial afeta a economia, o mercado de trabalho e a profissão de economista? Entre 5 e 14 de novembro (às terças e quintas) será realizada a oficina “A Importância da Inteligência Artificial para os Economistas”, com Welinton dos Santos como professor.
“Os economistas precisam conhecer os conceitos básicos da inteligência artificial e as suas aplicações, identificando as melhores ferramentas para integrar seu trabalho cotidiano”, explica Santos. “A oficina é uma oportunidade de investimento no futuro profissional para os economistas, trazendo conhecimentos necessários para se destacarem num ambiente econômico cada vez mais influenciado pela tecnologia”.
Inscreva-se AQUI e garanta o seu Certificado.
A oficina será composta por quatro aulas de 60 minutos cada. As três primeiras serão gravadas e disponibilizadas nos dias 5, 7 e 12 de novembro, sempre às 16h. A última aula, que acontecerá no dia 14 de novembro, será ao vivo, também às 16h, proporcionando uma oportunidade única de interação com o professor. Essa aula ao vivo será realizada pela plataforma Zoom, permitindo uma experiência mais dinâmica e participativa para os alunos.
Objetivos
Ao longo do curso, os participantes terão a oportunidade de aprender e aplicar conceitos de IA em contextos econômicos, preparando-os para as demandas do mercado de trabalho moderno; desenvolver habilidades práticas em análise de dados e programação, através de atividades práticas; explorar aplicações reais de IA na economia, através de estudos de caso e projetos práticos, proporcionando uma compreensão aprofundada e aplicável das tecnologias; e discutir e analisar implicações éticas, garantindo que os economistas estejam preparados para abordar questões complexas de forma ética e informada.
Professor
Welinton dos Santos é economista, especialista internacional de cidades, analista de gestão de riscos de projetos (BID), árbitro ad hoc e perito judicial. Atualmente é vice-presidente técnico do Sindecon-SP, conselheiro do Corecon-SP, professor universitário e coordenador do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Receita Federal na Universidade de Mogi das Cruzes, além de avaliador institucional do Ministério da Educação para cursos universitários. Também é especialista em criptoeconomia e autor de 39 livros de negócios.
Programação
Aula 1 – Mudanças da realidade e novos conceitos de trabalho com a Inteligência Artificial (05/11, 16h)
- a) Fundamentação
- b) Os impactos das novas tecnologias
- c) A influência da Inteligência Artificial em nosso cotidiano
- d) Novos olhares da tecnologia
- e) Números da inteligência artificial (plataformas, vagas de emprego que serão criadas ou eliminadas, pesquisas de mercado)
Aula 2 – Impactos Positivos e Negativos da Inteligência Artificial (07/11, 16h)
- a) Impactos positivos nos negócios (exemplo em portos)
- b) A robótica
- c) Blockchain
- d) Ferramentas úteis de IA e suas aplicações no trabalho do economista
- e) Ética nas atividades com IA
Aula 3 – Ferramentas de Inteligência Artificial e o Futuro da Tecnologia na Área Econômica (12/11)
- a) Demonstração de várias ferramentas de IA
- b) Como utilizar a tecnologia a favor do trabalho do economista
- c) Cuidados com o uso da IA Generativa
- d) Nova dinâmica profissional
- e) As cidades inteligentes e o futuro da tecnologia
Aula 4 – Tira dúvidas (14/11, aula ao vivo)