Denise Kassama participou de debate sobre seca e desenvolvimento da Amazônia

Economista falou ao programa Nova Economia, que foi ao ar no dia 22 de agosto e pode ser assistido no YouTube. Estiagem neste ano pode ser a mais severa em duas décadas 

A conselheira federal Denise Kassama Franco do Amaral participou na última quinta-feira (22) do programa Nova Economia, que vai ao ar pelo YouTube no canal TV GGN. Os temas foram a seca enfrentada pela Amazônia e o desenvolvimento da região e o debate foi tema de matéria publicada no portal do veículo.   

Denise Kassama comentou que não se fala mais sobre um modelo que substitua a Zona Franca de Manaus e que as dificuldades da região estão mais expostas devido à estiagem – anunciada pelo governo federal como a mais severa em duas décadas, tendo já colocado 53 municípios em situação de emergência.  

“A Zona Franca de Manaus, tendo como sua principal vertente o polo industrial de Manaus. Ainda é a principal fonte de renda, desenvolvimento e arrecadação do estado. Muito embora ela esteja concentrada na cidade de Manaus, mesmo com incentivos, é uma arrecadação significativa, que proporciona o repasse para os municípios e consegue democratizar um pouco o processo de desenvolvimento”, afirma a conselheira. 

Alguns problemas mencionados foram os altos preços das passagens aéreas (uma passagem no trecho Porto Velho – Manaus – Porto Velho pode custar mais que outra para o trecho Manaus – Lisboa – Manaus) e a falta de estrutura do aeroporto local – que é o terceiro do País em cargas, atrás apenas de Guarulhos e Campinas. E a comercialização de mercadorias, mesmo entre cidades vizinhas, representa longas viagens de barco. 

“Ainda não temos uma alternativa que gere empregos a um nível suficiente para suprir aqui a necessidade da região e, considerando o interior, é muito difícil gerar adensamento de cadeias produtivas devido, principalmente, à questão logística”, argumentou Denise Kassama. 

O programa pode ser assistido na íntegra por meio do player abaixo.