Cofecon discute parcerias com ABDE

O presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Júlio Miragaya, e a gerente de estudos econômicos da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Fernanda Feil, se reuniram na tarde desta segunda-feira (02), na sede do Conselho, para discutirem parcerias técnicas entre as duas entidades.

A ABDE é um fórum associativo das instituições financeiras de desenvolvimento (IFDs) do Brasil. A entidade é responsável por promover estudos e debates sobre a questão do desenvolvimento econômico em nível regional e contribuir com a qualificação dos quadros técnicos das IFDs associadas. “Estimulamos o controverso, debatemos os diversos pontos de vista. É hora de discutir como desenvolver o país no longo-prazo”, ressalta Feil.

Assim como o Cofecon possui o Prêmio Brasil de Economia, concurso realizado anualmente e que contempla trabalhos acadêmicos de cunho econômico, a ABDE tem o Prêmio ABDE-BID, que gratifica artigos que abordam o assunto do fomento ao desenvolvimento. Na reunião, ficou acordado que as instituições colaborarão mutuamente no processo de divulgação de ambos os Prêmios. Em breve, será debatida também a possibilidade de o Cofecon figurar como patrocinador do Prêmio ABDE-BID.

Miragaya e Feil trataram sobre diversas outras parcerias técnicas. Uma delas é a participação do Cofecon no próximo Encontro Anual da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ALIDE), que será realizado de 16 a 19 de maio, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro.

“As atividades desenvolvidas pela ABDE e pelo Sitema Cofecon/Corecons têm enorme convergência. Podemos e devemos ser parceiros em todas as atividades que visem a promoção do desenvolvimento socioeconômico, missão de ambas as instituições”, conclui o presidente Júlio Miragaya.