PUC-SP recebe 39º Congresso da ANGE

Evento promove debates sobre os desafios da economia contemporânea. Conselheiro Heric Santos Hossoé estará na mesa de abertura; Antonio Corrêa de Lacerda participará de sessão especial

Começa nesta quarta-feira (30) o 39º Congresso da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Ciências Econômicas (ANGE). O evento será sediado no Campus Monte Alegre da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na capital paulista, e reunirá coordenadores de cursos, professores, alunos e especialistas da área para discutir temas econômicos, curriculares e de práticas de ensino num cenário cada vez mais complexo.

O Congresso pode ser acompanhado de forma virtual, com inscrições gratuitas por meio da página da PUC-SP, clicando AQUI. Depois da inscrição, é liberada uma área para assistir ao evento de forma online.

Minicursos e abertura

O congresso terá início no dia 30 de outubro, com três minicursos. Pela manhã, Marilane Teixeira (Unicamp), Lucilene Morandi (UFF) e Kellen Brito (UFPI) falarão sobre economia feminista; à tarde, Flávio Saraiva (PUC-SP) abordará a Economia da Complexidade, seguido por Rubens Sawaya (PUC-SP) com uma análise sobre a questão fiscal.

A mesa de abertura terá a participação do conselheiro federal Heric Santos Hossoé, Coordenador da Comissão de Política Econômica do Cofecon, além de representantes dos Corecons da região Sudeste (Antônio dos Santos Magalhães, Pedro Afonso Gomes, Valquíria Assis e Érika Leal – presidentes do Corecon-RJ, Corecon-SP e Corecon-MG e vice-presidente do Corecon-ES, respectivamente).

O primeiro dia será encerrado com uma sessão especial debatendo os desafios da economia brasileira no cenário internacional. Os palestrantes serão o deputado federal Reginaldo Lopes, um dos autores do PL 3.178/2024, que busca atualizar a lei que rege a profissão de economista no Brasil; o conselheiro federal Antonio Corrêa de Lacerda; e a economista Juliane Furno.

Sessões

No dia 31, as sessões terão como temas a questão racial e a ciência econômica; os 20 anos da morte de Celso Furtado e os 50 anos do livro O Mito do Desenvolvimento Econômico; e a questão ambiental no ensino da economia. Já a sessão de coordenadores terá como tema saúde mental, mobilidade urbana e suporte universitário.

Já no dia 1º de novembro a sessão de discussão terá como tema o debate sobre o ensino de economia no Brasil; a sessão de coordenadores abordará mudanças curriculares, curricularização da extensão e novas tecnologias; e a sessão especial terá uma homenagem à professora Maria da Conceição Tavares.

A ANGE

Desde sua fundação em 1985, a ANGE tem desempenhado um papel importante na promoção da qualidade no ensino de economia no Brasil. O Congresso anual é uma oportunidade de aprofundar discussões relevantes para a formação dos economistas e conectar o meio acadêmico com as demandas do mercado e da sociedade.

O encontro deste ano reforça a importância de uma formação crítica, capaz de dialogar com outras áreas do saber e de incorporar novas abordagens teóricas. Nesse contexto, a programação do 39º Congresso da ANGE oferece um espaço valioso para a troca de experiências e para a construção de caminhos inovadores na ciência econômica, reafirmando o compromisso da entidade com a excelência e a diversidade.