Em palestra na Universidade de Brasília, Luis Nassif analisa o Brasil contemporâneo

Autor do livro “A Conspiração Lava Jato” discutiu o papel da mídia, da linguagem, da economia e do poder nos últimos anos 

O jornalista Luis Nassif realizou no dia 28 de agosto uma palestra na Universidade de Brasília, na qual falou sobre seu livro “A Conspiração Lava Jato”, em fase de pré-venda. Para o autor, não se tratou de uma mera operação, mas de uma ação impulsionada. 

 ”Sempre procurei observar onde estava o poder. Nunca foi tão fácil conseguir informações, desde que se tenha critério”, afirmou o jornalista, mencionando que nos anos 90 a mídia tradicional possuía um poder muito grande. “Ela quebrou com a maxidesvalorização promovida no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso. Ao mesmo tempo, a tecnologia trouxe novas formas de comunicação e inviabilizou o modelo de negócios. Depois, na campanha de Barack Obama, a política descobriu as guerras digitais e os dois lados aprenderam como agir”. 

Nassif mencionou o período da crise econômica internacional de 2008 mencionando que “o boom das commodities permitiu fazer uma distribuição para diversos setores, e o presidente Lula se saiu bem na crise. Revelou-se um estadista que ninguém esperava, mas achou que a eleição de 2010 resolveria todos os problemas”, comentou. 

Nassif falou de diversos episódios que tiveram implicações políticas, mencionando como se davam as relações de poder, e também enfatizou o papel da linguagem como ferramenta de dominação. “Houve um combate ao politicamente correto. A linguagem é um caminho inicial para entender como tudo acontece”, apontou Nassif. “Passou a haver no Brasil uma guerra cultural que também ocorreu na Argentina com o grupo Clarín”. 

 Dez anos depois da operação, o jornalista faz um diagnóstico do Brasil contemporâneo. “Hoje o governo está na defensiva e tem absoluto receio de repetir o que deu certo”, afirma Nassif.  

 Luis Nassif é editor do Jornal GGN, portal que cobre notícias de política, economia, cultura, meio ambiente e educação. Em três ocasiões (2019, 2021 e 2023) o veículo de comunicação recebeu o prêmio Destaque Econômico – Mídia, oferecido pelo Cofecon.