Cofecon aprova registro de mestres e doutores de três programas

Mestrado do Insper e doutorados da UFPA e ESALQ/USP foram analisados pela Comissão de Educação e considerados compatíveis com os requisitos da legislação

O plenário do Conselho Federal de Economia aprovou a possibilidade de registro dos egressos de três programas de pós-graduação stricto sensu. A decisão foi tomada durante a 734ª Sessão Plenária da autarquia, realizadas nos dias 16 e 17 de agosto, em Brasília.

Os doutores em economia formados pela Universidade Federal do Pará, na área de concentração de desenvolvimento sustentável e socioambiental, bem como os doutores na área de economia aplicada pela ESALQ/USP poderão requerer o registro no respectivo Conselho Regional de Economia. O mesmo vale para os mestres em economia na área de finanças e macroeconomia aplicada pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper – antigo Ibmec/SP).

Registro de mestres e doutores

O registro de mestres e doutores nos Conselhos Regionais de Economia é regido pela resolução 2.113/2022 (atualizada pela resolução 2.132/2023). Cabe ao Cofecon definir quais programas de mestrado/doutorado são passíveis de registro e regulamentar os respectivos campos de atuação – que são restritos à área de concentração ou linha de pesquisa do respectivo programa.

O registro é obrigatório para o exercício profissional das atividades que fazem parte do campo de atuação do economista, conforme estabelecem a Lei 1.411/1951 (Art. 18) e o Decreto 31.794/1952 (Art. 48).