Economista: construindo a história e moldando o futuro da economia brasileira

Colegas economistas,

É com grande satisfação que, em nome do Conselho Federal de Economia (Cofecon), cumprimento a todos neste 13 de agosto, dia em que comemoramos o Dia do Economista. A cada ano celebramos esta data com várias atividades, como o debate que teremos nesta tarde com o ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira, às 17 horas, com transmissão pelo YouTube. Mas gostaria de ressaltar também a importância da campanha de valorização institucional, que neste ano tem como tema “Memórias e Futuro da Economia Brasileira”.

A campanha ressalta diversos aspectos da nossa história econômica, que vão desde os padrões monetários utilizados até o processo de industrialização e desindustrialização, passando por políticas como o salário mínimo e instituições como o BNDES e a Petrobras. Em todas estas áreas, e em diversas outras, o economista tem um papel importante, seja na busca pela alocação eficiente de recursos, seja no planejamento e formulação de políticas públicas que garantam o bem-estar à população.

Em um país de grandes desafios como o Brasil, o trabalho desempenhado pelos economistas em toda a sua variedade de campos de atuação é essencial para garantir que as decisões econômicas sejam bem fundamentas e voltadas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A diversidade de funções e especializações dentro da nossa profissão é um testemunho do impacto e da sua relevância em diversos setores.

Neste sentido, reforçamos o compromisso do Cofecon com a valorização de nossa profissão, tendo como pauta prioritária a atualização da Lei 1.411/51, que regulamentou nossa profissão no Brasil e cujas alterações ao longo do tempo foram muito pontuais. As modificações que propomos buscam fundamentalmente tornar claras quais as áreas de atuação privativas dos economistas e aquelas que podem ser compartilhadas com outras profissões.

Ao desejar que cada economista tenha sucesso contínuo em sua trajetória profissional, ressalto que o trabalho de cada um de vocês, nos mais variados setores de atuação, reveste-se da mais elevada importância para alcançarmos o pleno desenvolvimento econômico e social de nosso país, construindo um futuro economicamente mais próspero e uma nação socialmente mais justa.

Econ. Paulo Dantas da Costa
Presidente do Cofecon