Corecon-MT passa a utilizar o SEI

Ferramenta foi implantada no Regional nesta semana; treinamento contou com suporte do Cofecon e robusta presença de conselheiros regionais

Dando sequência ao processo de modernização dos procedimentos administrativos e uso de novas tecnologias no Sistema Cofecon/Corecons, mais um Conselho Regional de Economia passou a utilizar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Nesta semana foi realizada a implantação da ferramenta no Corecon-MT.

“Com a implantação do SEI, entramos com tudo na era da tecnologia, na fase de um ‘mundo novo’, não apenas presente nos livros de literatura ficcional, mas vivo no mundo real”, comemorou o vice-presidente do Corecon-MT, economista Fernando Tadeu. “É duplamente emocionante o Corecon-MT integrar esse processo em 2024, porque encontramo-nos completando 50 anos (1984-2024) de importantes conquistas no estado”.

O sucesso da medida também contou com o apoio fundamental da equipe do Cofecon. Nos dias 29 de julho a 1º de agosto a superintendente Aline Tales Ferreira (gestora do projeto), o assessor Rielisson Barbosa de Moura e o supervisor do SEI, João Henrique Vieira Costa, estiveram no Regional realizando um treinamento abrangente, incluindo componentes teóricos e práticos. Além dos funcionários do Corecon-MT, o treinamento também contou com uma robusta presença de conselheiros regionais.

Uso do SEI trouxe economia ao Cofecon

Além de agilizar a tramitação de processos administrativos e dotar a gestão de mais transparência e eficiência, a ferramenta tecnológica desenvolvida pelo TRF4 trouxe ao Cofecon um ganho na economia de papel. Nos primeiros meses de utilização, mais de cem folhas de papel deixaram de ser impressas em cada dia útil de trabalho. A economia total foi de 29.469 folhas (59 resmas de papel), com um impacto ambiental de 73.384 litros de água (segundo o Instituto Akatu, para produzir 1kg de papel são necessários 540 litros de água).

Mas a economia não se quantifica apenas na quantidade de resmas que deixaram de ser utilizadas. O fato de deixar de imprimir também traz ganhos colaterais, como um menor gasto com toners e outros insumos de escritório, tais como capas de processo e bailarinas.

O SEI

O Sistema Eletrônico de Informações permite a criação, tramitação, gestão e arquivamento de documentos de forma totalmente digital, agilizando os processos internos e contribuindo para a eficiência na administração pública.

O Sistema também é disponibilizado a outras instituições mediante convênio. Atualmente, centenas de instituições usam a ferramenta criada no TRF4. O Conselho Federal de Economia passou a usar o SEI ao final de agosto de 2023. Em 2024 teve início a implantação e o uso também nos Conselhos Regionais de Economia, sempre com o suporte da equipe do Cofecon.