Nota de pesar pelo falecimento da economista Maria da Conceição Tavares

Foi com profundo pesar que o Conselho Federal de Economia recebeu a notícia do falecimento da economista Maria da Conceição Tavares, aos 94 anos, neste sábado (8).

Maria da Conceição Tavares trabalhou na elaboração do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek, foi deputada federal e escreveu centenas de artigos e vários livros, que são referência obrigatória nos estudos de economia. Além da UFRJ, foi professora na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Universidade do Chile. Formou gerações de economistas e líderes políticos brasileiros, entre eles Dilma Rousseff, José Serra, Luciano Coutinho, Luís Gonzaga Beluzzo e Carlos Lessa.

Para o presidente do Cofecon, Paulo Dantas da Costa, a economista contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento de políticas econômicas que visavam a equidade e a redução das desigualdades sociais no Brasil. “Sem dúvidas as contribuições de Maria da Conceição Tavares serão lembradas com admiração por gerações de economistas. Seus estudos e trabalhos constituem um enorme legado, inspirando e orientando a elaboração e implementação de novas políticas para a redução das desigualdades em nosso país”, ressaltou

Entre as premiações recebidas pela economista ao longo de sua trajetória, em 2010, Conceição Tavares foi agraciada pelo Sistema Cofecon/Corecons com o Prêmio Personalidade Econômica do Ano, em reconhecimento por suas contribuições à Ciência Econômica.

O Cofecon expressa suas mais sinceras condolências aos familiares e amigos, lamentando profundamente a partida dessa ilustre economista, cujo legado será eternamente lembrado pela comunidade econômica brasileira.