Cofecon realiza debate sobre bancos comunitários

Evento acontecerá no dia 18 de junho, às 17:30 horas, e contará com participação do economista William Retamiro

A Comissão de Responsabilidade Social e Economia Solidária do Cofecon realizará, no dia 18 de junho, um debate com o tema “Pensar os bancos comunitários como alternativa ao fomento local”. O evento acontecerá às 17:30 e terá transmissão pelo canal do Cofecon no YouTube e contará com a participação do economista William Retamiro. O mediador será o conselheiro regional Antônio Fernando Gomes Alves (Corecon-SP) e a apresentação será da conselheira federal Teresinha de Jesus Ferreira da Silva.

As inscrições podem ser feitas por meio do link https://bit.ly/3yX01Ph. Os inscritos terão acesso a um certificado de participação.

Os bancos comunitários são instrumentos com potencial para promover inclusão financeira e fortalecer a economia local, e desempenham um papel importante em várias frentes sociais e econômicas, especialmente em comunidades de baixa renda. “No Brasil, 50 milhões de pessoas não têm acesso ao sistema financeiro”, observa Retamiro. “Os bancos comunitários possibilitam que pessoas sem este acesso possam obter microcrédito e, por consequência, inclusão econômica”.

O economista aponta para o fato de que iniciativas como o Projeto de Lei Complementar 93/2007 – que cria o segmento nacional de finanças populares e tramita atualmente na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados – são fundamentais para o desenvolvimento dos instrumentos financeiros solidários.

“A democracia como regime político não estará completa sem que haja, também, a democracia financeira! As finanças solidárias são práticas que promovem acesso ao crédito produtivo e de consumo, com foco na população mais pobre e, ao mesmo tempo, fundamental para o desenvolvimento do país”, comenta Retamiro. “A ciência econômica precisa recuperar o foco do seu estudo, que são as pessoas”.

Para a conselheira federal e coordenadora da Comissão de Responsabilidade Social e Economia Solidária do Cofecon, Teresinha de Jesus Ferreira da Silva, que fará a apresentação do evento, “é fundamental promovermos discussões que integrem economia, sociedade e meio ambiente, sob uma perspectiva solidária. Acreditamos que o conhecimento compartilhado nesta live contribuirá significativamente para a construção de um futuro mais sustentável e justo para todos”.

Os participantes

William Retamiro é graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté e doutor em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos. Sua tese de doutorado tratou de bancos comunitários (clique AQUI – https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19630). Atua como docente de graduação e pós-graduação.

Antônio Fernando Alves é economista, com especialização em História, Sociedade e Cultura, mestrado em Economia Política, doutorado em Psicologia Social e Política e pós-doutorado em Economia pela PUC/SP. Professor Universitário do Centro Universitário da Fundação Santo André e da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Conselheiro do Corecon-SP, membro da Comissão de Responsabilidade Social e Economia Solidária Cofecon e do Corecon-SP.

Teresinha de Jesus Ferreira da Silva é graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela mesma instituição. É superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Piauí. Atuou por mais de 30 anos como servidora da Prefeitura Municipal de Teresina e foi assessora técnica na Secretaria de Planejamento do estado do Piauí.