Cofecon divulga Relatório de Gestão 2023

Em cumprimento às normas do Tribunal de Contas da União, o Conselho Federal de Economia disponibiliza em seu site a versão eletrônica do Relatório de Gestão 2023. A divulgação é uma maneira de prestar contas não só ao TCU, mas também à sociedade.

No relatório o leitor encontrará informações sobre os principais projetos realizados ao longo do ano passado, além de informações financeiras, deliberações ocorridas nas sessões plenárias, os principais eventos e debates realizados e as notas oficiais emitidas pela autarquia.

“Agradecemos a todos pelo trabalho e dedicação ao longo do ano de 2023. Certamente o esforço coletivo em prol do desenvolvimento sustentável e inclusivo foi fundamental para a concretização dos projetos propostos e para a apresentação de resultados positivos”, expressou o presidente do Cofecon, Paulo Dantas da Costa, no texto de abertura do relatório. Ele teve como vice-presidente o economista Eduardo Rodrigues da Silva.

Dez curiosidades sobre o Cofecon em 2023

  • O debate mais visualizado do ano ocorreu no dia 15 de agosto, com a participação do diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo.
  • O canal do Cofecon no YouTube teve mais de sete mil horas de visualização no ano.
  • Um total de 5.021 economistas votaram nas eleições dos Conselhos Regionais de Economia, realizadas em 30 e 31 de agosto.
  • As notas oficiais divulgadas pela autarquia envolveram temas como fortalecimento da democracia, combate ao trabalho escravo, reforma tributária, desonerações previdenciárias, salário mínimo e o IBGE.
  • Vários economistas aceitaram o desafio de participar da campanha de valorização profissional realizada no último ano.
  • Ao todo, a Comissão de Tomada de Contas (responsável pelos controles internos do Cofecon) analisou 142 processos entre balancetes, prestações de contas, propostas e modificações orçamentárias, entre outros.
  • Em 2023 foram monitoradas 105 inserções do sistema Cofecon/Corecons em veículos de imprensa.
  • O Congresso Brasileiro de Economia, realizado em São Luís, contou com um total de 42 palestrantes. Cerca de 400 pessoas estiveram presentes na noite de abertura e outras 400 acompanharam o evento pela internet.
  • Em 2023 o Cofecon ofereceu cinco oficinas por meio da plataforma EAD, com temas que vão desde campos de atuação do economista (reestruturação de empresas, perícia, apuração de haveres) até áreas de estudo (economia feminista e economia comportamental).
  • O Conselho Editorial da revista Economistas aprovou 49 artigos para publicação em 2023.

Quer saber mais? Clique na imagem e acesse!