Conselheiro federal Fernando de Aquino fala ao programa Correio Debate sobre o SINCE

Este ano, o XXVII Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE) discute os novos rumos da economia brasileira com a eleição de um novo governo para o período 2023-2026. O conselheiro federal Fernando de Aquino, coordenador da Comissão de Política Econômica do Conselho Federal de Economia (Cofecon), falou ao programa Correio Debate, da TV Correio (emissora afiliada à TV Record na Paraíba), sobre os assuntos que serão debatidos no SINCE, como desigualdades regionais e a economia do Nordeste. 

“A redução das desigualdades regionais é um tema que sempre estamos interessados em discutir, dado que elas são muito grandes no país. Embora o Nordeste não seja mais aquela região de outrora, de seca, imigração e retirantes, porque nós desenvolvemos uma série de oportunidades de negócio e investimentos aqui”, comentou Aquino. Apesar da mudança de cenário, nos últimos anos a região teve um desempenho fraco. “Ela precisa também de uma ação direta do Estado para incentivar esses investimentos e esse crescimento da economia local.”  

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o desafio do novo governo será acelerar o crescimento do país e promover uma transição para uma economia de baixo carbono. Para Aquino, é preciso manter o equilíbrio de preços para que esses interesses não gerem conflito. Portanto, “precisamos manter um equilíbrio de preços e praticar taxas de juros menores”. As alternativas para manter as taxas de juros, de acordo com o conselheiro federal, são: “realizar uma interlocução com o Banco Central e ações diretas do governo, aumentar o crédito para investimentos, em infraestrutura, ação de bancos públicos e investimentos articulados em tecnologia e inovação”. 

XXVII SINCE 

O Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE) é um evento do Sistema Cofecon/Corecons, com abrangência nacional, promovido bienalmente nos anos pares. As discussões dos SINCE pautam a atuação dos Conselhos Regionais de Economia, a economia brasileira, dentre outros temas.  

Atualmente, o Brasil tem aproximadamente 200 mil economistas. Representantes da categoria estarão no SINCE até sexta-feira (4). Pela primeira vez, o simpósio é realizado em João Pessoa, na Paraíba. Para acompanhar algumas das programações ao vivo, acesse o canal no YouTube do Cofecon

Perdeu a abertura do SINCE? Assista pelo player abaixo:  

A reportagem na íntegra pode ser assistida neste link.