Descomplicando a Economia: Deflação
A economia é comumente considerada um assunto complexo, de difícil acesso e que inclui um jargão próprio, o “economês”. Pensando nisso, o Cofecon lança o projeto “Descomplicando a Economia”, que tem como objetivo tornar os conceitos econômicos mais acessíveis ao público em geral.
Por meio de publicações semanais nos sites e nas redes sociais do sistema Cofecon/Corecons, em formato de quadrinhos, Dona Elda, Guilherme, Manoel e Isabela – nossos personagens – irão conversar e explicar temas que fazem parte do dia a dia econômico de toda população.
Confira abaixo o segundo episódio do projeto:
Preços sobem na inflação e quando os preços caem temos a deflação. Recentemente os jornais trouxeram a notícia de que o país teria meses de deflação por causa da queda do preço dos combustíveis.
Você se lembra como a gasolina subiu muito na bomba e depois foi caindo? Nos dois processos, tanto na inflação quanto na deflação, fatores internos e externos influenciam muito.
Na prática, geralmente alguns preços caem e outros sobem, simultaneamente.
O resultado final será deflação ou inflação, dependendo da ponderação dessas variações em relação à importância de cada item no consumo total das famílias e do governo.