Abed promove debate sobre economia e igualdade de gênero
O ciclo de debates promovido pela Associação dos Economistas pela Democracia (Abed) tem como objetivo discutir temas relevantes da atualidade. Nesse sentido, a Abed organiza nesta quarta-feira, 13 de julho, às 19h, uma rodada virtual sobre o papel nas ciências econômicas na promoção da igualdade de gênero.
A sociedade é atravessada por múltiplas hierarquizações (gênero, classe, raça, etnia, orientação sexual) e, dessa forma, as políticas econômicas não impactam da mesma forma as pessoas. Reconhecer a não neutralidade das decisões econômicas é um primeiro passo para combates as desigualdades e construir uma sociedade mais justa e equânime.
Para participar da transmissão, clique aqui e acesse o canal no YouTube da Abed.
Painelistas e organização
Coordenação: Julia Rodrigues (Abed-DF) – Economista, Consultora de Orçamento da Câmara dos Deputados e Doutoranda em Ciência Política na Universidade de Brasília (UnB).
Hildete Pereira Melo (UFF – Abed-Paraíba) – Pesquisadors em Gênero e Economia, Faculdade de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFF.
Bárbara Cobo (IBGE) – doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora permanente da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE).
Cristina Vieceli (Dieese) – Economista Técnica do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), professora da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e colunista do portal Democracia e Mundo do Trabalho em Debate – DMT. Possui doutorado e Pós Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Julieta Palmeira – Secretária de Políticas para as Mulheres/BA. participa do movimento de mulheres desde a década de 70, quando ingressou na Escola Bahiana de Medicina e iniciou sua atuação na União Brasileira de Mulheres (UBM). É desde janeiro de 2017, secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, responsável pelo lançamento de campanhas como Respeita as Mina e de combate à masculinidade tóxica.
Mediadora: Denise Kassama (Abed-Amazonas) – economista amazônida, consultora de empresas, professora e presidente do instituto Renascer Amazonico. Foi fundadora dos Economistas Solidários, conselheira federal do Cofecon, sendo vice-presidente da entidade nos anos de 2020 e 2021.
Participação especial: Marina Andrade. Cantora e compositora, militante da Frente de Mulheres Negras do DF e Entorno-FMNDFE, desde 2015. A FMNDFE é um legado da marcha de Mulheres Negras, que ocorreu em Brasília, em 2015. Marina Andrade musicou poetas, dando roupagem musical, entre outros, a Conceição Evaristo, Augusto dos Anjos, Cecília Meireles e poetas de Brasília. Em 2021, publicou o livro de infantil de poesia “No Mundo de Beatriz”, pela editora Avá.