Já pensou em apostar na economia popular solidária?

As desigualdades sociais foram potencializadas. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), conflitos, mudanças climáticas e a Covid-19 geraram o maior desafio humanitário desde a Segunda Guerra Mundial. Nesse contexto, a Economia Popular Solidária se apresenta como uma alternativa à população mais vulnerável pela grande possibilidade de geração de renda.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, Economia Solidária “é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem”. Nesse tipo de negócio, todos os participantes são donos e peças fundamentais para o sucesso das atividades. A união é determinante para bons resultados.

Pensando nisso, o Conselho Federal de Economia, em parceria com outras organizações, oferece, nos meses de julho e agosto, a oficina gratuita “Economia Solidária”. Dividida em quatro módulos, as aulas ocorrerão às quintas-feiras, de 15 de julho a 29 de julho, e o módulo quatro será na quarta-feira do dia 04 de agosto, das 17h às 18h. Os economistas Roberto Marinho Alves Da Silva, Tânia Cristina Teixeira, Anderson Oriente, Marcela Vieira, José Raimundo Oliveira Lima, Teresinha de Jesus e Graça Aparecida serão os facilitadores na oficina. Os interessados em ter acesso ao material disponível devem acessar a plataforma EAD do Cofecon (www.cofecon.org.br/ead).

Onde se inscrever?
www.cofecon.org.br/ead

Qual o número de horas previstas para a Oficina?
4 horas/aulas

Como as aulas são apresentadas: ao vivo ou gravadas?
Todas as aulas são ao vivo, com transmissão pelo youtube do Cofecon e posteriormente inseridas na plataforma EAD do Cofecon

As aulas ficam disponíveis por quanto tempo?
Você poderá acessar as aulas até o dia 04 outubro na plataforma EAD. Já no Youtube, as aulas estarão sempre disponíveis.

A Oficina oferece certificado?
Sim, para os alunos que visualizarem os materiais disponíveis na plataforma, após cada aula.

E material de apoio, como funciona?
O curso é introdutório e tem o objetivo de apresentar uma nova área de atuação para os Economistas. Todo material é disponibilizado na plataforma EAD e a emissão de certificados está atrelada a visualização ou download do material.

Perdi a primeira aula, e agora?
Calma! Temos todos os vídeos disponíveis no YouTube, e também na plataforma EAD do Cofecon.

Os próximos encontros vão tratar de empreendimentos de economia solidária, gerenciamento e assessoramento dos empreendimentos em economia solidária e a captação de recursos para empreendimentos em economia solidária.

Participe!