Nota da Federação Nacional dos Estudantes de Economia em apoio à CAPES
A Federação Nacional dos Estudantes de Economia (Feneco) publicou uma nota em apoio à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Confira o documento abaixo, na íntegra:
Nota da FENECO em apoio a CAPES
Um novo capítulo do pacote de retrocessos iniciado em 2016 se deu no dia 02/08/2018.
Quando por meio de uma nota a CAPES revelou, o que já havia sido prenunciado pelos que resistiram a aprovação da PEC 55, que se tornou a EC 95 que institui contingenciamento e o congelamento dos “gastos” públicos.
A CAPES tornou público que à partir do segundo semestre de 2019 será inviável manter seu programa de bolsas para pós-graduação, pesquisas em andamento e convênios com universidades e institutos estrangeiros.
A restrição orçamentária vai extinguir quase 200 mil bolsas de pós-graduação de uma só vez, isto é, em prática teremos ainda menos pessoas entrando e conseguindo se manter nos seus cursos de mestrado e doutorado. Além de ser exaustivo, de longa duração e massivo em requerimentos, é importante ressaltar que a pós-graduação no país é feita com dedicação exclusiva por parte do estudante, isto é, os alunos mais pobres que lutaram para conseguir uma vaga no mestrado ou doutorado e que dependem realmente da bolsa não conseguirão se manter no curso.
A paralisação das pesquisas e a quebra dos convênios com universidades estrangeiras vai acarretar um sério problema institucional do Brasil para o exterior, fragilizando nossas relações e credibilidade com outros países. Todavia, nosso grau de dependência externa vai aumentar e com a falta de pesquisa e inovação torna-se impossível pensar em um projeto de país desenvolvido e justo para todos.
A Federação Nacional de Estudantes de Economia – FENECO é contra os cortes feitos na educação e na pesquisa e acredita fielmente que essas áreas devem ser tratadas como investimento e não como gasto. É injusto e imoral o que estão fazendo com a CAPES, entidade tão importante para o desenvolvimento científico e tecnológico da nossa nação.
Pedimos aos estudantes de economia de todo o Brasil, que assinem o abaixo assinado no link abaixo para conseguirmos debater essa situação no Senado Federal, sendo necessário no mínimo 20 mil assinaturas.
Também haverá uma passeata às 17h na Cinelândia – RJ e contamos com a presença de todos.
Juntos somos mais fortes e vamos conseguir impedir esse retrocesso, enraizando cada vez mais o investimento público em Educação, Pesquisa e Inovação.
Viva a ciência, viva o Brasil.
FEDERAÇÃO NACIONAL DE ESTUDANTES DE ECONOMIA – FENECO
Agosto de 2018.