Qual o objetivo do PrÊmio Brasil de Economia?

Incentivar a investigaÇÃo econÔmica em geral e estimular economistas e estudantes de economia a desenvolverem pesquisas voltadas para o conhecimento da realidade brasileira.

 

FAQ (Perguntas frequentes)

  • 1

    Podem participar do XXVI Prêmio Brasil de Economia (PBE 2020) economistas devidamente registrados e adimplentes no Conselho Regional de Economia (Corecon) de sua região. Apenas os trabalhos inscritos nas categorias Livro e Artigo Técnico ou Científico poderão ter mais de um autor, sendo que todos eles devem ser economistas devidamente registrados e adimplentes no Corecon de sua região. Não serão aceitas inscrições de mais de um trabalho pelo mesmo autor, mesmo que em categorias distintas. Na categoria Livro só poderão concorrer obras publicadas no ano anterior à concessão do prêmio ou no ano do concurso, desde que publicadas até a data em que foram inscritas no PBE. Os livros devem, necessariamente, possuir registro ISBN - International Standard Book Number.
  • 2

    As Monografias de Graduação devem ser inscritas exclusivamente pelos Corecons. As inscrições nas demais categorias do PBE 2020 podem ser realizadas diretamente pelos economistas, seja de forma presencial nos Corecons ou nas Delegacias Regionais, ou de forma eletrônica por meio deste site. Para inscrições realizadas de forma eletrônica, os livros e trabalhos devem ser transmitidos pelo campo "Inscrições" presente no menu deste site. O arquivo deve ser enviado no formato PDF e conter apenas o pseudônimo do candidato na parte superior da primeira página do texto. Na categoria Livro é dispensado o anonimato do autor, podendo este se identificar livremente.
  • 3

    Monografia de Graduação; Artigo Técnico ou Científico; Dissertação de Mestrado; Tese de Doutorado; Livro.
  • 4
    Os trabalhos devem versar sobre temas relacionados à Teoria Econômica, Pensamento Econômico Contemporâneo, Economia Brasileira, Economia do Setor Público, Economia Internacional, Economia Agrícola, Economia Socioambiental, Economia Regional e Urbana, Integração Econômica, Economia e Inovações Tecnológicas, temas interdisciplinares e outros relativos à Ciência Econômica.
  • 5
    Para avaliação dos trabalhos inscritos, serão formadas Comissões Julgadoras específicas para cada categoria. As Comissões serão compostas por no mínimo três economistas registrados e em situação regular junto ao Corecon, designados pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), com qualificação técnica e formação acadêmica compatíveis com as categorias dos trabalhos a serem avaliados.


    *Nas categorias Livro e Artigo Técnico ou Científico, quando elaborado por mais de um autor, o prêmio será dividido entre os autores do trabalho.