Artigo

Carnaval: síntese da economia criativa

Carnaval

Luiz Alberto Machado fala do carnaval como um legítimo representante da economia criativa, cujo enorme potencial não vem sendo devidamente explorado.

Leia mais...

 

Debate sobre a Reforma da Previdência

A INSS

O conselheiro federal Eduardo Costa analisa discussão realizada na plenária do Cofecon.

Leia mais...

Contrarreforma – 2

Neste artigo abordarei o aspecto central da proposta do governo. A regra atual prevê a idade mínima de 65 anos para trabalhadores do setor privado no meio urbano (e 60 anos para trabalhadoras) que tenham contribuído por pelo menos 15 anos, ou a aposentadoria por tempo de contribuição (35 anos para homens e 30 para mulheres) sem idade mínima definida. No meio rural, a regra atual estabelece 60 e 55 anos respectivamente. A proposta estabelece a idade mínima de 65 anos para todos, com o mínimo de 25 anos de contribuição para os assalariados urbanos. Mas para se aposentar com o benefício integral, o trabalhador terá de contribuir por 49 anos.

Leia mais...

O contrato previdenciário e a credibilidade

índice

Luciano Fazio discute a reforma da Previdência do ponto de vista da credibilidade: "A PEC 287 vem confirmar o temor da jovem Ana de que o Estado descumpra a sua parte do contrato previdenciário".

Leia mais...

Inflação, juros e dívida pública

O Relatório de Mercado do Banco Central, divulgado no último dia 20 confirma a expectativa dos analistas sobre a tendência de quedas da Selic nos próximos meses. A taxa deve ficar em torno de 9,5% em dezembro de 2017, e a inflação acumulada em 4,7%. É a primeira boa notícia do ano. Além de contribuir para a recuperação econômica, o novo cenário também favorece as contas públicas.

Leia mais...