Cofecon recebeu o relançamento do Guia de Economia Comportamental

Tamanho da Letra

abortion geneva; font-size: 10pt;">comportamentalO Guia de Economia Comportamental e Experimental foi lançado há um ano com o objetivo de difundir informações sobre a área no Brasil. Para comemorar o feito, cost o Grupo de Economia Comportamental realizou um ciclo de palestras em Brasília, visit this São Paulo e Rio de Janeiro. O fechamento ocorreu na capital federal, na sede do Cofecon, dia 14 de dezembro. O Guia é uma publicação pioneira sobre o tema no Brasil e tem o apoio da autarquia. O conteúdo está disponível gratuitamente na internet pelo site www.economiacomportamental.org/guia


A conselheira federal Mônica Beraldo prestigiou o evento, representando a presidência do Cofecon. “Tive a grata satisfação de estar na UnB (Universidade de Brasília) quando o Grupo lançou este trabalho e o assunto me interessou por ser economista e ter um filho estudando Psicologia. O conteúdo do Guia é riquíssimo, traz uma abordagem diferente da Economia, e para nós é muito gratificante enriquecer nosso conhecimento nessa área”, destacou.


Fundadora e editora do Grupo, a economista Flávia Ávila ministrou a palestra inicial, apresentando os principais conceitos e uma linha do tempo com os avanços da área ao longo dos anos. Ela contou que a ideia de elaboração do Guia surgiu em 2014. “Vimos que a área ainda estava engatinhando no Brasil e que, ao mesmo tempo, já era bastante robusta lá fora, com estudos avançados. Resolvemos trazer conhecimento e experiências de diversos estudiosos internacionais como Richard Thaler”, explicou.


O evento também contou com as palestras “Finanças Comportamentais e a Previdência Privada”, ministrada pela economista Carol Franceschini – professora da ESPM e Reed College (EUA), e “Economia Comportamental aplicada a Políticas Públicas”, ministrada pelo economista Fernando Meneguin – consultor no Senado federal.


 

* Assessora de Imprensa do Cofecon

(61) 3208-1803/ 99939-9879

Escrito por Natália Kenupp