Comissão de Previdência Complementar do Economista
Membros
Fernando de Aquino Fonseca Neto (Coordenador)
Carlos Alberto Safatle (Vice-Coordenador)
Antonio Melki Jr. (in memoriam)
Jin Whan Oh
Pedro Afonso Gomes
Roberto Bocaccio Piscitelli
Róridan Penido Duarte
Vilma Guimarães
Interfaces no Cofecon
Maria Aparecida Carneiro
Renata Reis Almeida
Atribuições
Estudar a possibilidade de oferecer plano de previdência complementar aos economistas registrados no Sistema Cofecon/Corecons, podendo, adicionalmente, agregar outras categorias profissionais.
Plano de Trabalho
A Comissão de Previdência Complementar do Economista tem a missão temporária de avaliar a possibilidade de disponibilizar esses planos de previdência para os economistas. Com base em discussões com especialistas e em reuniões com representantes de vários fundos de pensão, verificou-se a viabilidade e as vantagens dessa ação. A modalidade que vale a pena ser disponibilizada seria a de planos de previdência complementar fechados, pelas seguintes razões:
(i) Vir se mantendo entre as melhores alternativas de aplicação financeira de prazo mais longo, em termos de rentabilidade e risco;
(ii) Ser acessível apenas para os vinculados a entidades de classe ou a empresas conveniadas com algum desses fundos. Portanto, os economistas sem acesso através das empresas que trabalhem precisarão estar regulares junto ao Corecon.
Simultaneamente ao levantamento desta Comissão, o Corecon-SP concluiu os procedimentos para a instituição dessa modalidade de plano para seus economistas. Acompanhamos em detalhe essa ação, inclusive por um dos membros de nossa Comissão integrar a direção daquele Regional, verificando as condições bastante favoráveis da negociação.
Identificamos, como forma mais simples e direta de disponibilizar esses planos de previdência complementar fechados para os economistas de outros estados, recomendar que os demais Corecons avaliem a conveniência e oportunidade de adesão ao plano do Corecon-SP. Esse ainda é apenas um encaminhamento da Comissão de Previdência Complementar do Economista, em processo a ser relatado e votado em plenária, e eventualmente aprovado pelo Cofecon.
O plano de trabalho pode ser acessado clicando AQUI.
Fale Conosco