Antonio Melki Junior, Tânia Bacelar, Joice Marques, Valor Econômico, DIEESE e PUC-SP. Estes são os homenageados que receberão os prêmios Personalidade Econômica do Ano, Mulher Economista, Mulher Transformadora e Destaque Econômico, concedidos anualmente pelo Cofecon. A solenidade de entrega será realizada no dia 26 de janeiro de 2023, em Brasília. 

Cada um dos prêmios tem um regulamento diferente, mas em todos os casos as escolhas começam com indicações que são votadas pelos Conselhos Regionais e pelo Conselho Federal de Economia – sendo que, na última votação, cada ganhador deve ter mais da metade dos votos do plenário do Cofecon. 

O prêmio Personalidade Econômica do Ano é entregue desde 2004 e já reconheceu importantes economistas com trajetória pública e acadêmica. O prêmio Destaque Econômico teve sua primeira edição em 2013 e contempla três categorias: Academia, Desempenho Técnico e Mídia. Já os prêmios Mulher Economista e Mulher Transformadora são mais recentes, tendo sido criados em 2020. 

Conheça a seguir os premiados de 2022: 

Personalidade Econômica do Ano: Antonio Melki Jr (in Memorian) 

Graduação pela Faculdade de Ciências Econômicas Dr. Clovis Salgado (1982). Melki foi um importante colaborador, fez parte da história do Sistema Cofecon/Corecons, atuou como secretário executivo do Cofecon no período de 1985 a 2000, e como conselheiro federal por quatro mandatos (2008-2010; 2011-2013; 2015-2017; 2018-2020). Entre outros projetos, esteve à frente das Comissões Eleitoral e de Normas e Legislação, com forte atuação também na comissão de Política Econômica.  

Mulher Economista: Tânia Bacelar 

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Pernambuco e em Ciências Sociais pela Faculdade Frassinetti, do Recife. Possui Diploma de Estudos Aprofundados e doutorado em Economia Pública, Planejamento e Organização do Espaço pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne. Foi diretora da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), secretária de Planejamento e de Fazenda do Estado de Pernambuco, secretária de Planejamento do Município do Recife e secretária de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional. É professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco, sendo também sócia da CEPLAN Consultoria Econômica e Planejamento. Em 2018 foi premiada pelo Cofecon como Personalidade Econômica do Ano. 

Mulher Transformadora: Joice Marques 

Jovem mulher negra, piauiense, mãe, produtora cultural, mobilizadora social e integrante do corpo de gestão do espaço Casa Akotirene, um quilombo urbano localizado na Ceilândia, região periférica do Distrito Federal. Vivendo de doações, a casa tem passado por grandes transformações antes, durante e ainda agora por conta da pandemia. O espaço oferta oficinas profissionalizantes, aulas e acolhimentos às mães solo em vulnerabilidade, que necessitam de apoios físico, material e psicológico para garantir aos filhos alimentação e cuidados básicos. 

Destaque Econômico – Mídia: Valor Econômico 

O Valor Econômico teve sua primeira edição publicada em 02 de maio de 2000. Publica informações sobre economia, finanças, negócios e empreendedorismo. Possui também publicações anuais como a Valor 1000 (1000 maiores empresas do País) e a Valor Carreira e revistas como a Valor Investe, Valor Estados e Valor Setorial. Recebeu o prêmio Destaque Econômico em 2013, 2014 e 2015. 

Destaque Econômico – Desempenho Técnico: DIEESE 

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) foi criado em 1955, para desenvolver pesquisas que subsidiassem as demandas dos trabalhadores, e é mantido pelo movimento sindical. Sindicatos, federações, confederações de trabalhadores e centrais sindicais são filiados ao DIEESE – atualmente, são cerca de 700 associados. Foi premiado com o título Destaque Econômico em 2018. 

Destaque Econômico – Academia: PUC-SP 

O curso de Ciências Econômicas da PUC-SP tem como objetivo fazer com que o estudante compreenda o processo histórico, político, jurídico e social em que surgem os problemas econômicos, com base em diferentes correntes teóricas, e capacitar para a pesquisa, com foco na análise de problemas econômicos concretos. Recebe pela segunda vez o título de Destaque Econômico, tendo a primeira vez sido em 2018.