O Conselho Federal de Economia (Cofecon) realizou no último dia 30 a 717ª Sessão Plenária Ordinária da autarquia. Durante a reunião, em formato híbrido, conselheiros deliberam sobre temas que impactam na atuação profissional ao mesmo tempo que valorizam o papel do economista diante da sociedade.  

Parceria institucional 

O plenário debateu e aprovou uma parceria institucional com o Centro Internacional Celso Furtado para a realização de debates econômicos. De acordo com a proposta, o Cofecon poderá indicar expositores, além de fazer parte de uma rede de apoio à divulgação e à transmissão dos das discussões, usando para isso dos canais do Conselho na internet. 

O Centro Internacional Celso Furtado é uma associação civil de direito privado, de interesse público. Seus objetivos, apresentados em 2005, são “aprofundar, sistematizar e formular projetos de investigação e pesquisa em torno dos temas cruciais do desenvolvimento do século XXI”. Sua diretoria é composta por André Tosi Furtado, Angela Nascimento, Vera Alves Cepêda, Wilson Vieira e Carlos Pinkusfeld Bastos, sendo este último o presidente da instituição e autor da palestra magna no XXVII Simpósio Nacional dos conselhos de Economia. 

Investimento em modernização tecnológica  

O Programa de Modernização Tecnológica, criado a partir da necessidade dos Corecons de melhorar seus equipamentos de tecnologia da informação (TI), também foi ponto de deliberação entre os conselheiros, que prorrogaram o prazo de adesão ao programa até 31 de maio de 2023. O programa foi desenhado a partir do mapeamento da estrutura de hardware, software, rede, servidores e suporte especializado de todos os Corecons – um trabalho feito com base em questões objetivas elaboradas pelo setor de TI do Cofecon. Com base na qualidade da infraestrutura, os Regionais que aderem ao programa podem solicitar auxílio financeiro para adquirir novos equipamentos de tecnologia da informação. Até o momento, quatro Corecons aderiram e outros sete manifestaram interesse. O regulamento completo do programa está publicado na Resolução 2.112. 

Articulação Político-Econômica  

O presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, membro da equipe de transição do governo eleito, no grupo de Planejamento, Orçamento e Gestão, ao lado da economista e professar Esther Dwek e do deputado federal Enio Veri, informou que fez circular entre os membros da equipe o Panorama da Economia (LINK), publicação do Cofecon contendo posicionamentos extraídos das notas oficiais da autarquia nos últimos dez anos. Temas como indústria, teto de gasto, reforma tributária, programas de transferência de renda têm sido recorrentemente debatidos pelo plenário do Cofecon e por economistas convidados, sempre com transmissões ao vivo pelo canal do YouTube da autarquia. (LINK) 

Relatório do XXVII SINCE 

O conselheiro Wellington Leonardo da Silva apresentou o relatório do XXVII Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia, que traz propostas aprovadas no evento para que o Cofecon, por meio das Comissões e Grupos de Trabalho, dê o devido encaminhamento. 

Algumas das propostas têm relação com a formação e o mercado de trabalho dos economistas. Entre elas, um reposicionamento da marca Economistas junto aos tomadores de serviços e à sociedade, a revisão das diretrizes curriculares do curso (com inclusão de disciplinas ou extensões que atendam ao mercado em que o economista irá se inserir), a discussão de um projeto de lei que atualize a legislação profissional e a inclusão do cargo de Economista como carreira de Estado no âmbito do setor público. 

Já no campo do aperfeiçoamento do Sistema Cofecon/Corecons, foi abordado o conceito de Governança Ambiental, Social e Corporativa, cada vez mais presente no dia a dia de todos.  Dentre os novos projetos para o próximo exercício, destacou-se a utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e a realização da segunda edição da premiação de Melhores Práticas dos Corecons.  

Eleições no Sistema Cofecon/Corecons 

O plenário também analisou e aprovou os chamados dossiês eleitorais dos Conselhos Regionais de Economia. São processos administrativos nos quais se demonstra o cumprimento das regras em todos os procedimentos e prazos. As eleições foram realizadas no período de 27 a 31 de outubro, quando os economistas do Brasil elegeram os novos conselheiros regionais e os delegados-eleitores. A próxima sessão plenária – a última de 2022 – será realizada nos dias 09 e 10 de dezembro. Na ocasião, será eleita a nova presidência do Cofecon, com mandato no ano de 2023.