O Cofecon realizou na tarde desta sexta-feira (28), por meio da plataforma Zoom, uma reunião entre a organização da XI Gincana Nacional de Economia e os estudantes participantes. O encontro serviu para apresentar o Guia do Gincaneiro, com informações detalhadas sobre o evento, e tirar eventuais dúvidas.

“É uma felicidade receber os gincaneiros que participarão deste evento, os futuros economistas que atuarão como se fossem ministros da Fazenda ou da Economia”, comentou o conselheiro federal Carlos Eduardo Soares de Oliveira Junior, da comissão organizadora. “A equipe do Conselho Federal de Economia se empenhou muito em melhorar cada vez mais a Gincana”.

Celso Mangueira, coordenador do XXVII Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia – evento dentro do qual ocorre a etapa nacional da Gincana – trouxe explicações sobre as acomodações, o transporte e a alimentação dos participantes e destacou uma oportunidade proporcionada pela competição. “A Gincana é uma grande oportunidade de criar um relacionamento com estudantes de todo o Brasil, de 32 universidades e 23 estados”, afirmou Celso. “O networking, no mundo atual, é a melhor ferramenta de empregabilidade. Os alunos terão também a oportunidade de se entrosarem com profissionais de economia. Tenho a certeza de que será a maior concentração de economistas com título de doutor por metro quadrado”.

A conselheira Denise Kassama apontou para o fato de esta edição ter um recorde no número de participantes. “Esta é a Gincana das Gincanas, tanto em quantidade quanto em representatividade, porque 23 Corecons terão estudantes competindo”, pontuou. “É um excelente momento para conhecer gente nova e fazer amizades – muitas amizades começaram na Gincana e perduram até hoje”.

Em seguida, foi apresentado o Guia do Gincaneiro, com instruções para participar do evento e aproveitar da melhor maneira possível a estada em João Pessoa, além de detalhes sobre a competição, que acontecerá nos dias 03 e 04 de novembro e reunirá 38 duplas de estudantes. Os estudantes puderam tirar dúvidas e tiveram suas perguntas respondidas pela coordenação da Gincana e pela equipe do Cofecon.