*Matéria originalmente publicada na Intranet (rede interna) do Banco Central

Tiago Calcagno Saraiva, de 20 anos, conta ao Conexão Real como usou o que aprende no Derin/Coint para se destacar na competição. O estudante cursa o 6° semestre de economia na Universidade Católica de Brasília e se prepara para etapa nacional do evento.

Estudantes que escolheram o Banco Central para dar os primeiros passos na vida profissional têm uma excelente chance de integrar o time que ajuda a autarquia na missão de zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo. Um bom exemplo de como essa parceria pode dar certo é o estagiário do Derin/Coint Tiago Calcagno Saraiva, de 20 anos. Estudante do 6° semestre de economia na Universidade Católica de Brasília, ele classificou em 2º lugar na etapa regional Distrito Federal da XI Gincana Nacional de Economia do Conselho Federal de Economia (Cofecon). E agora se prepara para a fase final da competição, a etapa nacional, que acontecerá em João Pessoa (PB).

Tiago celebra o resultado e conta que fez uso dos conhecimentos na Consultoria para Assuntos de Integração Financeira e Monetária (Coint) e na vivência no Banco Central, onde estagia há pouco mais de seis meses, para se sair bem nas perguntas, “principalmente naquelas relacionadas à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico e Mercosul”. “Sinto que meu esforço como estudante de economia foi recompensado de uma forma bastante positiva”, comemora.

“Apesar de recente, minha experiência de estágio no BC tem sido bastante positiva, pois tenho supervisores que estão dispostos a me ensinar como funcionam as relações dentro dos BRICS, OCDE, Mercosul SGT-4, acordos entre blocos econômicos ou entre blocos econômicos com outros países independentes”, detalha. Ele menciona o esforço e a dedicação de estagiário para aprender e fazer seu trabalho da “forma mais correta e eficiente possível para entregar os melhores resultados”. Mas faz questão de destacar a parte dos ensinamentos oferecidos pela autarquia, porque, segundo Tiago, “tem muitos estágios que tratam o estudante mais como uma mão de obra barata do que como alguém a ser vivenciar na prática o que es tá aprendendo na sala de aula do curso de graduação”.

A seguir, Tiago conta, em depoimento ao Conexão Real, mais sobre a experiência no BC e a participação na Gincana de Economia:

“Entrei no Banco Central em 7 de março de 2022. Meu dia a dia como estagiário tem sido bastante empolgante e corrido, pois estou trabalhando na área de economia que mais gosto: finanças e comércio internacional. Gosto bastante da dinâmica que meus supervisores da Coint criaram, possibilitando que eu reveze dentro da Consultoria entre as áreas. Assim, consigo ver e entender, na prática, como funciona um pouquinho as relações dentro dos BRICS, OCDE, Mercosul SGT-4, acordos entre blocos econômicos ou entre blocos econômicos com outros países independentes como, por exemplo, Mercosul-União Europeia e Mercosul-Singapura e OMC (Organização Mundial do Comércio). Além disso, estou bastante contente por ter a oportunidade de aprend er a usar Python (linguagem de programação) para me ajudar com coleta de dados de diversos países, outra área que gosto bastante em economia, que é a Big Data.

Sempre gostei de desafios, solucionar problemas e tentar superar cada vez mais meu potencial e me inscrevi na Gincana de Economia do Cofecon. Ela é baseada em 3 etapas: as duas primeiras, que já ocorreram, selecionaram as 3 primeiras duplas colocadas em cada estado do país para concorrer na terceira e última fase, a nacional. A primeira etapa consistia em um jogo de perguntas e resposta no qual você tinha 1 minuto para responder a cada questão de diversos assuntos econômicos – desde história econômica, políticas econômicas a cálculos de micro e macroeconomia. Na segunda etapa era preciso fazer um vídeo de 2 minutos sobre a aplicação do liberalismo na economia brasileira. Na primeira parte, a minha prática e estudos profissionais no está gio me ajudaram a responder as questões no quiz sobre políticas econômicas internacionais e acordos de blocos econômicos; já na segunda, o processo de adesão do Brasil à OCDE me ajudou bastante, pois usamos a discussão como um dos argumentos no vídeo, citando a mudança na lei cambial que foi necessária ser feita para que o país possa ingressar com o pedido de adesão. Por fim, acredito que, na última e terceira etapa, o estágio também será de grande ajuda nas questões.

Essa conquista na etapa regional representa uma grande conquista para mim, mas, principalmente, sinto que meu esforço como estudante de economia foi recompensado de uma forma bastante positiva. Além disso, mostra que o trabalho em equipe, além do esforço individual, pode fazer as pessoas alcançarem lugares mais altos, pois essa gincana está sendo feita em dupla e não poderia de deixar de agradecer a meu grande amigo, Pedro Brasil Siqueira, por essa nossa conquista. Agora, estamos nos preparando para representar o DF na fase final, que ocorrerá em João Pessoa.” Boa sorte, Tiago!