Como os Conselhos Regionais de Economia trabalham em relação à atuação do economista nas áreas de perícia econômico-financeira, mediação e arbitragem? O tema será discutido em um ciclo de lives a ser realizado nos dias 13, 20 e 27 de setembro, sempre às 16 horas, com transmissão pelo canal do Cofecon no YouTube.

Confira abaixo a programação e os economistas convidados:

13 de setembro – Corecon-SC e Corecon-PI

Ademir Tenfen – Economista, com pós-graduação em Finanças (UFSC) e Perícia e Avaliação Econômica, Contábil e Atuarial (Positivo). Perito com atuação em diversas varas do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Coordenador do Núcleo de Perícia do Corecon-SC.

André Koerich – Economista (UFSC) e Administrador (UDESC), com MBA em gestão empresarial (FGV). Especialista em perícia econômico-financeira judicial e extrajudicial, gestão financeira, avaliação de empresas e reestruturação de empresas. Consultor, perito e professor. CEO na FK Soluções Valuation.

Dorgilan Rodrigues da Cruz – Economista e perito judicial. Especialista em gerenciamento financeiro, gestão estratégica de pessoas e docência do ensino superior. Possui MBA em Perícia e auditoria econômico-financeira, bem como em finanças e banking. Professor da Universidade Regional da Bahia (UNIRB), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/PI) e professor convidado da Universidade Estácio de Sá.

Veronica Paraguassu Martins – Perita na justiça federal, trabalhista e cível, nas seguintes áreas: revisão de contratos imobiliários e Sistema Financeiro de Habitação; cálculos para liquidação de sentenças trabalhistas; liquidação de sentenças; atualização de valores, títulos e precatórios; previdenciária; Planos Bresser, Verão e Collor I e II; apuração de créditos e débitos fiscais; cálculos com juros simples e compostos; desconto e antecipação; crédito bancário; desapropriação; FGTS; revisão de contratos de veículos, máquinas e equipamentos.

Mediação: Maria de Fátima Miranda.

20 de setembro – Corecon-ES e Corecon-SE

Josélia Souza de Brito – Economista, Advogada, Técnica em Contabilidade, Mestre em Desenvolvimento Regional e Gestão de Empreendimentos Locais, Especialista em Contabilidade Pública e Lei de Responsabilidade, perita e Diretora Financeira da Defensoria Pública do Estado de Sergipe.

Maristela Silva – economista pela Universidade de Vila Velha, pós-graduada em Engenharia de Produção pela UFES, corretora de imóveis e perita avaliadora de imóveis. Desde 2017, atuante na Justiça Estadual e Federal.

Vaner Correia Simões – economista (UFES), pós-graduado pela Universidade de Vila Velha em Auditoria Pública. Auditor do estado do Espírito Santo, já exerceu os cargos de Auditor Geral do Município de Vila Velha (2001 a 2004); Diretor-Presidente da Previdência Municipal de Vila Velha (2005-2008). Perito Financeiro na grande Vitória desde o ano de 1996.

Mediação: Maria de Fátima Miranda.

27 de setembro – Corecon-PR e Corecon-SE

Ancelmo de Oliveira – empresário e economista (UFSE), com especialização em administração universitária e sistemas de informações gerenciais (UnB), com mestrado em administração (UFSC). Atuou na Universidade Federal de Sergipe (1976-1985) e foi secretário de estado adjunto do planejamento (1987-1989) e da administração (1989-1991). Presidiu a Companhia de Processamento de Dados de Sergipe. Diretor executivo da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese – 1994-1995) e diretor executivo da Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial de Sergipe (Camae – 2003-2005).

Angeliz Suckow – economista (UFPR), com especialização em gestão de projetos (FGV), certificada pelo Project Managemente Institute e 20 anos de atuação na indústria automotiva. É proprietária da Otimize Consultoria Empresarial, mediadora e conciliadora judicial e vice-presidente do Instituto de Mediação e Arbitragem do Paraná. É mediadora e árbitra credenciada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, professora de cursos de extensão e pós-graduação na área de mediação e gestão estratégica e fundadora do Núcleo de Mediação e Arbitragem do Corecon-PR.

Mediação: Maria de Fátima Miranda.

Perícia, mediação e arbitragem

Entre as diversas atividades que constam no rol de atribuições do economista encontram-se a perícia econômico-financeira, mediação e arbitragem. A perícia é uma técnica que busca constatar fatos, causas e consequências de eventos econômicos. O campo de atuação do economista nesta área é bastante amplo. Inclui avaliações patrimoniais e de empresas, cálculos de liquidação de sentenças trabalhistas, indenizações, análise da evolução econômico-financeira de dívidas, contratos, análises de equilíbrio financeiro, lucros cessantes, danos emergentes e recuperação de empresas.

A mediação e arbitragem são meios alternativos de solução de controvérsias, na qual, em vez de um litígio judicial, os interessados podem escolher entre processos de conciliação (propondo soluções que encerrem o conflito), mediação (resolução do problema preservando as relações) e arbitragem (onde um terceiro proporá uma decisão arbitral com os mesmos efeitos de uma sentença judicial).

Primeiro ciclo de lives

A Comissão de Perícia Econômico-Financeira, Mediação e Arbitragem realizou em abril e maio o primeiro ciclo de lives para discutir como os Corecons trabalham a atuação do economista na área de perícia. As lives podem ser assistidas nos links abaixo:

26/04 – Corecon-PE e Corecon-GO

03/05 – Corecon-MA e Corecon-RN

10/05 – Corecon-MG e Corecon-DF

17/05 – Corecon-PR e Corecon-RS

24/05 – Corecon-SP e Corecon-BA
https://forms.gle/RkSs6swpzK9C3RS59