O Grupo de Trabalho Responsabilidade Social e Economia Solidária do Cofecon recebe o economista Marcio Pochmann, amanhã (16), às 17h

Durante as últimas décadas a população migrou do mundo rural para os espaços urbanos. Antes disso, o mundo assalariado excluía indígenas, negros e negras em benefício dos brancos, que recebiam salário em troca de seus trabalhos. Em contrapartida a esse cenário desfavorável às minorias, a Economia Solidária ganha um novo lugar e vem se apresentando como uma estratégia de inclusão social pelo trabalho.

Como parte das comemorações do Mês do Economista, o Grupo de Trabalho Responsabilidade Social e Economia Solidária do Cofecon recebe o economista Marcio Pochmann para debater sobre economia solidária e mercado de trabalho, no dia 16 de agosto, às 17h, pelo canal do YouTube do Cofecon neste link. A mediação será da conselheira federal Maria de Fátima Miranda.

Desemprego e desalento: desafios para brasileiros mais vulneráveis

Muitas pessoas em situação de desvantagem social encontram-se à margem do mercado e cercadas de desafios. Em apresentações recentes, o Pochmann alerta para o fato de que desde 1990 não há aumento na taxa de assalariamento e os postos de trabalho que existem hoje estão sendo atacados, sobretudo com a reforma trabalhista de 2017, que reduziu direitos e precarizou o trabalho.

As iniciativas solidárias, que têm como princípio autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, respeito à natureza, comércio justo e consumo solidário, são uma resposta à situação de desemprego e desalento que atinge tantos brasileiros hoje e provam que há um modo diferente de viver. A economia solidária gera emprego e proporciona a inclusão social, por integrar quem produz, quem vende, quem troca e quem compra.

Quer saber mais sobre como essas iniciativas podem mudar a comunidade local e o mundo? Participe do debate com o economista Marcio Pochmann, amanhã (16), às 17h.

Marcio Pochmann

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), pós-graduação em Ciências Políticas pela Associação de Ensino Superior do Distrito Federal, doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e concursos de pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (1989), de professor (1994), Livre Docente (2000) e Titular (2014) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professor colaborador voluntário no Instituto de Economia da Unicamp. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Social e do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, políticas públicas e relações de trabalho.