O assunto será discutido numa série de encontros virtuais organizados pela Comissão de Perícia Econômico-Financeira, Mediação e Arbitragem do Cofecon. “O objetivo maior das lives é a troca de experiências e a divulgação das boas práticas”, comenta a coordenadora da Comissão, Maria de Fátima Miranda. “Queremos também divulgar para os economistas e estudantes de economia o trabalho dos Corecons na área de perícia e proporcionar a realização de parcerias”.

Ao todo serão realizados cinco encontros, que acontecem nos dias 26 de abril, 3, 10 e 17 de maio, às 17h; e 24 de maio às 18h30.

Economistas convidados 

26/04, 17h – Corecons Pernambuco e Goiás

Assista pelo Youtube clicando aqui.

Severino Ferreira da Silva – Conselheiro regional, coordenador do Núcleo de Perícias do Corecon-PE, membro da Comissão de Perícias Forenses da OAB-PE.

Edilson Gonçalves de Aguiais – Economista, advogado e contador, perito judicial e avaliador de empresas. Possui MBA em Perícia e Auditoria Econômico-financeira pelo IPOG, mestrado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialização em Finanças Empresariais. É membro da Comunidade de Perícia Bancária do Instituto Brasileiro de Consultoria, Auditoria, Perícia, Projetos e Avaliações (IBCAPPA), professor na PUC/GO e facilitador em diversos cursos e palestras.

Mediadora: Maria de Fátima Miranda – Professora de Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Foi presidente do Corecon-PR por três gestões. Conselheira federal e coordenadora da Comissão de Perícia Econômico-Financeira, Mediação e Arbitragem do Cofecon.

Inscreva-se aqui.

03/05- Maranhão e Rio Grande do Norte

Assista pelo Youtube clicando aqui.

Cândido Gabriel de Araújo – Graduado em Ciências Econômicas (UFRN) e Ciências Contábeis (UNOPAR), com MBA em Gestão Financeira de Empresa (UNP) e Perícia e Direito Bancário (IBCAPP). Desde 2010, é perito judicial e extrajudicial no TJRN. Foi coordenador do Núcleo de Perícia do Corecon-RN de 2018 a 2020 e é presidente do Corecon-RN.

Luiz Fernandes Lopes – Economista, especialista em perícia econômica e financeira. Atua como educador e gestor financeiro.

Mediadora: Vilma Guimarães – Economista formada pela Universidade Federal de Goiás, pós-graduada em Perícias Judiciais e Práticas Atuariais. Especialista em Previdência Social e Complementar. Empresária, sócia fundadora da empresa V2 Consultoria Previdenciária. Professora em cursos de curta duração em Perícia e Planejamento Previdenciário. Conselheira regional e coordenadora do Núcleo de Perícias do Corecon-DF.

Inscreva-se aqui.

10/05- Minas Gerais, Ceará e Distrito Federal

Assista pelo Youtube clicando aqui.

Alzira Alice de Souza – Graduada em Economia e em Ciências Contábeis pela PUC Minas e em Administração pelo Centro Universitário UNA, mestre em Administração pelo Cefet-MG e especialista em Finanças, Controladoria e Auditoria, com MBAs pela Fundação Getúlio Vargas e Fundação João Pinheiro. É conselheira do Corecon-MG.

Marco Aurélio Loureiro – Bacharel em Ciências Econômicas e especialista em Planejamento e Gestão Cultural pela PUC Minas. Já foi assessor e conselheiro do Cofecon, conselheiro e presidente do Corecon-MG. Atualmente, é gerente executivo do Corecon-MG.

Chirlene Godinho Maia – Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí, realizou cursos de Aperfeiçoamento em Perícia Econômica, Projetos de Viabilidade Econômico-Financeira, Consultoria Econômica de Empresas e Exportação. Possui experiência nas áreas administrativa, gerencial, financeira e educação, além de atuação em avaliação de projetos de pesquisa e bancas julgadoras. Docente de Nível Superior.

Marcos Brito de Albuquerque Júnior – Economista sênior, Doutor em Gestão de Empresas na área de Estratégias e Desenvolvimento Empresarial; Mestre em economia e finanças pela CAEN/UFC; Coordenador do núcleo de Perícia Econômico-Financeira do Corecon-CE, Perito Judicial do TJ- CE.

Armando Cardoso de Souza – Economista pela Universidade Católica de Brasília. Especialista em Perícia Judicial e Atuarial, pelo ITCP/DF. Especialista em Investimentos, Certificações e Banking, pela Inibita e curso de Técnicas em Periciais para Militares do Exército Brasileiro, pela Academia de Polícia Civil do DF. Atuação em Assistência Técnica nas áreas de Perícia em Sistema Financeiro Habitacional, Sistema Bancário e outros. Pós-graduando em Mercado de Capitais e Investimentos pela UnB.

Suzana Squeff Peixoto Silveira – Economista formada pela PUC-Rio, pós-graduada em Gestão de Negócios, especialista em políticas e indústria, perita judicial junto ao TJDFT, membro do Núcleo de Perícias do Corecon-DF.

Mediador: Carlos Magno Andrioli Bittencourt – Professor de pós-graduação na área de negócios. Economista, palestrante e consultor. Foi Presidente do Corecon-PR e atualmente é conselheiro do Cofecon.

Inscreva-se aqui.

17/05, 17h- Paraná e Rio Grande do Sul

Assista pelo Youtube clicando aqui.

Tiago Jazynski – Mestre em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e especialista em Gestão Pública pela instituição. Especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela UniSecal – Centro Universitário Santa Amélia. Perito Judicial e Assistente Técnico em ações trabalhistas e cíveis da Justiça do Trabalho, Justiça Federal e Justiça Estadual. Conselheiro Regional do Corecon-PR e coordenador do Núcleo Peritos e Auditores Econômico-Financeiros do Conselho em 2015 e 2016. Professor de cursos de pós-graduação na área de perícia econômico-financeira.

Maria Gabriela Fernandes da Silva Nauiack – Economista (UFPR), especialista em Perícia e Avaliação Econômica, Contábil e Atuarial (Universidade Positivo), com MBA em Gestão Empresarial (FGV). É também especialista em Contabilidade, Finanças e Desenvolvimento Econômico (UFPR). Consultora Econômica-Financeira. Atua em reestruturação de empresas, implantação de planejamento estratégico, elaboração de Valuation, elaboração de Projetos de Viabilidade Econômica e captação de recursos para empresas. Perita Judicial nas áreas Econômica e Financeira, com atuação em revisão de contratos, apuração de haveres, cálculo de fundo de comércio, balanço especial de dissolução de sociedade, indenização por danos, lucros cessantes, prestação de contas, recuperação judicial e demais Ações Judiciais que envolvam conhecimento Econômico-Financeiro. Conselheira suplente no Corecon-PR e coordenadora do Núcleo de Perícia Econômico-Financeiro, Mediação e Arbitragem.

Giovani Mota Moreira – Economista com mestrado em Educação e Tecnologia (Ifsul Pelotas) e Estado, Gobierno y Políticas Públicas (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais). Pós-graduado em Comércio Exterior (Universidade Católica de Pelotas), Sociologia e Política (Ufpel), Gestão da Segurança na Sociedade Democrática (Ulbra), Gestão Estratégica de Políticas Públicas (FPA/Unicamp), Perícia Judicial e Extrajudicial (Fadergs) e Gestão Pública e Desenvolvimento Regional (Ufpel). Atuação em Perícias Econômico-Financeiras em Varas Estaduais e Federais das Comarcas da Capital e diversos municípios do interior há mais de 26 anos como Perito nomeado do Juízo, Assistente e Assessor dos Advogados e das partes em geral.

Taylor Favero Guedes – Economista (UFRGS) com especialização em Gestão de Projetos e Empresarial e experiência de 30 anos em instituições do Agro. Foi diretor técnico e de Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-RS. Atuou como Assessor Técnico da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, onde criou e coordenou a Sala do Investidor, além de coordenar setores do Agro na Política Industrial Estadual. Atualmente desenvolve as atividades de perito econômico-financeiro nas áreas trabalhista, cível e em questões do Agro (cálculos de liquidação e pareceres técnicos no âmbito judicial e extrajudicial), além de consultor empresarial em projetos de inovação e de investimento, mentor e investidor de Startups.

Mediador: Eduardo André Cosentino – Graduado em Economia pela FESP, Administração de Empresas pela Unitins, pós-graduado em Gestão de Assuntos Públicos pela PUC-PR, com mestrado em Desenvolvimento Econômico pela UFPR. Perito Econômico-Financeiro e Consultor de Empresas. Foi Conselheiro do CONEF (Conselho de Economia Finanças e Desenvolvimento da ACP-PR) e do Corecon-PR. Atualmente é professor universitário, membro do Conselho de Administração da JUCEPAR e presidente do Corecon-PR.

Inscreva-se aqui.

24/05, 18h30- São Paulo e Bahia

Assista pelo Youtube clicando aqui.

Pedro Afonso Gomes  – Perito em Economia e Finanças nos âmbitos Judicial, Extrajudicial e Arbitral. Consultor especializado em Recuperação e Reestruturação de Empresa, Facilitador em cursos e workshops para Economistas, Contadores, Administradores, Advogados, Magistrados, Empresários e Executivos em disciplina das áreas de Economia, Finanças e Gestão. Presidente do Sindecon-SP de junho de 2014 a janeiro de 2022 e atual Presidente do Corecon-SP.

José Marcos de Campos – Realiza perícias econômico-financeiras judiciais e extrajudiciais na esfera cível desde 1996. Coordenador do Fórum de Perícias do Corecon-SP. Árbitro e Mediador credenciado pela CAMAPEC/Sindecon-SP. Vice-presidente Técnico do Sindicato dos Economistas de São Paulo.

Carlos Rodolfo Lujan Franco – Economista (UFBA), mestre em Desenvolvimento Urbano (UFPE) e especialista em Políticas Públicas.  atual conselheiro titular do Corecon-BA e Coordenador do Núcleo de Perícia Econômica e Financeira.

Alex Andrade – Economista e advogado. Pós-graduado em Economia e Finanças. Perito Judicial e Assistente Técnico há mais de 28 anos. Idealizador do primeiro curso de pós-graduação em Perícia Técnica Econômica e Financeira Judicial e Extrajudicial, em parceria com o Corecon-BA (2002-2003). Membro do Núcleo de Perícia Econômica e Financeira do Corecon-BA e Membro da Comissão de Perícia do Conselho Federal de Economia (Cofecon).

Domenico Amadeu Loures Belmonte – Economista (FACEBA), pós-graduado em Gestão e Negócios (FACEBA), especialista em Metodologia do Ensino Superior. Atualmente chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município de Simões Filho, tem experiência como perito econômico e financeiro e gestor da área de negócios. Membro do Núcleo de Perícia Econômica e Financeira do Corecon-BA.

Marcos Carlos – Economista e contador, MBA em Controladoria e Compliance, perito econômico e financeiro, palestrante do tema Educação Financeira. Experiência na área de gestão de projetos e controladoria. Sócio fundador e responsável técnico na Prime Equity Assessoria e Consultoria Financeira, Contabilidade e Perícia Ltda. Membro do Núcleo de Perícia Econômica e Financeira do Corecon-BA.

Alex Gama Queiroz dos Santos – Economista (UCSAL), mestre em Economia (UFBA), MBA em Gestão Empresarial e Financeira. Atualmente é professor da Universidade Salvador (Unifacs) e assessor técnico da diretoria de indicadores e estatística da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Conselheiro suplente do Corecon-BA e membro do Núcleo de Perícia Econômica e Financeira.

Mediador: Paulo Dantas da Costa – Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia. Especialista em Direito Tributário e Administração Financeira Governamental. Trabalhou no Banespa até 1978. Foi Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia até junho de 1994, tendo ocupado diversos cargos de direção, inclusive o de coordenador de Programação Financeira. Foi vice-presidente do Conselho Regional de Economia da Bahia em 2002 e 2003 e presidente em 2008 e 2009. Presidente do Cofecon nos mandatos de 2014 e 2015 e atual vice-presidente do Cofecon.

Inscreva-se aqui.

A área de Perícia

Entre as diversas atividades que constam no rol de atribuições do economista encontra-se a perícia econômico-financeira, técnica que busca constatar fatos, causas e consequências de eventos econômicos.

O campo de atuação do economista nesta área é bastante amplo. Inclui avaliações patrimoniais e de empresas, cálculos de liquidação de sentenças trabalhistas, indenizações, análise da evolução econômico-financeira de dívidas, contratos, análises de equilíbrio financeiro, lucros cessantes, danos emergentes e recuperação de empresas.

O trabalho do economista perito pode ocorrer na justiça federal, na justiça comum, na justiça do trabalho, na justiça cível ou nas câmaras de arbitragem, mediação e conciliação. O profissional pode prestar assistência a juízes, advogados ou empresas, atuando como perito do juízo ou como assistente de uma das partes, tanto na esfera judicial como extrajudicial

O Sistema Cofecon/Corecons e área de Perícia

No ano de 2003, no âmbito do Corecon-SP, foram criados vários comitês com o intuito de auxiliar o plenário do Regional, e um deles foi o Comitê de Perícia. Em 2005 o grupo passou a ser coordenado pelo economista Pedro Afonso Gomes e em 2007 recebeu o status de Comissão.

“Antes nós tínhamos um grupo de economistas peritos no Yahoo, criado em novembro de 2002 e coordenado pelo Rubens Rodrigues, de São Paulo. Este grupo permaneceu ativo até 2019, quando o Yahoo Grupos encerrou suas atividades”, relembra Gomes, atual presidente do Corecon-SP. “Só eram admitidos economistas, e alguns estudantes como ouvintes. Chegamos a ter 600 membros espalhados pelo Brasil, incluindo gente de outros estados que não tinham comitês”.

No Paraná, o Núcleo de Perícia local começou em 2005, com uma visita dos conselheiros Sérgio Guimarães Hardy e Vanya Marcon ao Corecon-SP. “Voltamos com algumas boas ideias de coisas relativamente simples que eles implantaram”, comenta Hardy. “Depois fizemos um encontro paranaense de perícia, com vários convidados de outros estados, inclusive um juiz de São Paulo”. Após este encontro, realizado paralelamente a uma edição do ENESUL (Encontro de Economistas da Região Sul), o Corecon-RS também iniciou um núcleo de perícia.

Em 2007 foi realizado o primeiro Encontro Brasileiro de Perícia Econômico-Financeira, Mediação e Arbitragem. O evento, com dois dias de duração, foi coordenado por Hardy e ocorreu no Rio de Janeiro. A programação foi dividida em três blocos: “atuação”, “capacitação” e “legislação, normatização e fiscalização”. Um segundo encontro foi realizado em 2008 e um terceiro em 2011.

“Por ocasião do primeiro encontro, começaram a ser instituídos comitês ou núcleos de perícia dentro dos Corecons. Alguns conselheiros acharam interessante, outros não”, relembra Gomes. “Infelizmente há Corecons que estão trabalhando problemas que foram superados por outros, como o caso da eterna briga entre economistas e contadores. O Corecon-SP já superou há mais de 15 anos, em harmonia com o Conselho Regional de Contabilidade, cada um cuidando da sua área de atuação”.

Hardy destaca que depois do primeiro encontro houve maior oferta de cursos de perícia dentro dos Corecons – antes, quase não havia cursos fora do âmbito do Corecon-SP. “Em Curitiba fizemos um curso de longa duração, com um semestre de aulas”, comenta. “Depois saímos para ministrar cursos em outros Corecons”.

Gomes destaca o grande número de economistas atuando como peritos. Quando o Comitê de Perícia foi criado no Corecon-SP, havia cerca de 250 profissionais economistas peritos no estado, e em 2010 este número havia crescido para 3 mil, um número que se mantém ainda hoje. “Proporcionalmente, significa que quase um terço dos economistas em atuação no estado de São Paulo são peritos em tempo integral ou parcial”. Entre os desafios para o futuro, Gomes cita que muitos cursos de Ciências Econômicas não possuem disciplinas de perícia em sua grade curricular.