O ciclo de oficinas do programa de ensino a distância do Cofecon terá a primeira turma de 2022 com o tema Processo Orçamentário. Ao todo serão 3 encontros, 13, 20 e 27 de abril, das 17h às 18h, pelo canal do YouTube. O instrutor será o economista Odilon Guedes.

A proposta da oficina é apresentar conceitos, debater teorias, discorrer sobre a importância do orçamento como fonte de informação e principal arma da sociedade. Além disso, Odilon irá falar sobre o planejamento público, a base legal e as leis que constituem o processo orçamentário, receitas e suas classificações, codificações da natureza da receita e seu detalhamento, classificação e codificação de despesas, orçamento participativo, elaboração de proposta, etapas e execução orçamentária, entre outros temas.

Ao se inscrever na oficina, os participantes recebem acesso à plataforma do aluno onde estão disponíveis materiais de apoio e Certificado de Participação – emitido após cumprimento das etapas previstas para a oficina.

Professor convidado

Odilon Guedes Pinto Júnior é economista, Mestre em Economia pela PUC/SP, Professor da Faculdade de Economia da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e do Departamento de Economia das Faculdades Oswaldo Cruz.

Além disso, Odilon é professor convidado do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH/ Universidade de São Paulo e do Curso de Pós-graduação Tópicos Avançados em Administração Pública – Finanças Públicas da Fundação Getúlio Vargas/SP.

Atualmente é conselheiro regional (Corecon-SP). Foi Presidente do Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo, Vereador e Subprefeito na cidade de São Paulo. Autor do livro Orçamento Público e Cidadania Editora Livraria da Física.

Sobre a Escola de Educação a Distância do Cofecon

Aprender sobre novas áreas de atuação profissional, negócios sustentáveis, economia solidária, entre tantos outros temas, de forma gratuita e certificada. Essa é a proposta da Escola a Distância do Cofecon, que, em 2021, ofereceu 5 oficinas e já soma mais de 2.700 alunos na plataforma.

Em 2021, foram realizadas oficinas de Perícia Econômico-Financeira, Economia Solidária, Negócios Sustentáveis e Empreendedorismo Verde, Baixo Carbono, Economia da Oralidade e Mediação e Arbitragem. Gravações acessíveis no canal do YouTube do Cofecon.

Serviço

EAD: Processo orçamentário

Quando: 13, 20 e 27 de abril, das 17h às 18h

Onde: Canal do YouTube do Cofecon

Custo: Oficina gratuita com emissão de Certificado

Inscrições: www.cofecon.org/ead