Na modalidade Academia, o prêmio Destaque Econômico do Ano 2021 coube ao Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fábio Freitas, diretor do IE/UFRJ, participou de forma remota da solenidade de entrega nesta quinta-feira (27). “Para o IE é uma grande honra receber esta premiação e a felicidade é ainda maior pelo fato de nossas professoras Esther Dweck e Denise Gentil terem sido premiadas também”, comentou Freitas. “É encorajador sermos premiados em conjunto com instituições tão importantes para o Brasil como a Fiocruz e o IBGE, que são nossas parceiras”.

Freitas falou brevemente sobre a história do Instituto de Economia, cuja história remete aos anos 40 com o departamento de economia fundado, entre outros, por Octavio Bulhões e Eugênio Gudin. “A história do Instituto de Economia, de certa forma, se confunde com a história da Ciência Econômica no Brasil”, afirmou. O diretor também destacou a pluralidade do corpo docente e da formação oferecida pelo IE. “Historicamente esta postura plural e crítica têm caracterizado nossas atividades de pesquisa, pautadas pela reflexão intelectual independente a partir das mais variadas preocupações teóricas e empíricas, com particular destaque para o conhecimento da economia brasileira e análise do impacto dos instrumentos de política econômica na realidade do País”.

Por fim, destacou três grandes professores do Instituto, representantes da escola estruturalista latino-americana: Maria da Conceição Tavares, Antonio Barros de Castro e Carlos Lessa. “Todos eles dedicaram suas vidas à reflexão sobre os problemas e soluções que se apresentam ao desenvolvimento econômico e social do Brasil, buscando construir uma sociedade democrática, próspera e justa”.

A solenidade de lançamento do projeto Economia em Debate pode ser assistida AQUI.