Esther Dweck, professora da UFRJ, foi escolhida para receber o prêmio de Mulher Economista de 2021. Ela participou da solenidade de entrega, nesta quinta-feira (27), de forma remota. “Os prêmios entregues hoje demonstram o comprometimento do Cofecon com um desenvolvimento justo e solidário para todos”, iniciou Dweck. “Não é um prêmio só para mim. É para uma luta coletiva, que representa pessoas muito engajadas na construção de um novo país”.

Ao avaliar o quadro econômico do país, a economista disse que não vê soluções no curtíssimo prazo e que o Brasil tem vivido uma retração institucional muito grande. “Na área da economia, talvez seja uma das piores, vemos ponto a ponto medidas que estão sendo feitas destruindo os instrumentos do desenvolvimento econômico justo e solidário. Essa premiação que o Conselho Federal de Economia entrega hoje mostra uma tentativa de reverter isso, reconhecendo pessoas que lutam por uma nova economia”, afirmou Esther. “Fico muito feliz de ganhar este prêmio ao lado destas instituições e pessoas que estão sendo premiadas hoje. Agradeço às instituições que fizeram parte da minha formação e me permitiram estar aqui”.

Por fim, também dedicou um reconhecimento ao Cofecon pela criação do prêmio Mulher Economista. “Na nossa profissão, as mulheres são ainda minoria, e mesmo na universidade, temos uma proporção de dois terços para um terço. Sem nenhum demérito aos homens, nós, mulheres, temos condições de contribuir fortemente para essa nova visão de economia”, agradeceu. E prestou um reconhecimento às mulheres que ganharam o prêmio Personalidade Econômica do Ano desde a sua criação – Maria da Conceição Tavares, Tânia Bacelar, Leda Paulani e Denise Gentil.

A solenidade de lançamento do projeto Economia em Debate pode ser assistida AQUI.