O Conselho Federal de Economia realiza nesta quarta-feira, às 17h30, uma live alusiva ao Dia da Economia Solidária, comemorado em 15 de dezembro. O tema do evento será o legado de Paul Singer, economista nascido na Áustria e radicado no Brasil, que dedicou parte de sua vida aos estudos sobre economia solidária. A transmissão será feita pelo canal do Cofecon no YouTube.

O evento será apresentado pela vice-presidente do Cofecon, Denise Kassama, com mediação do economista Frednan Santos. Os convidados são o diretor do Instituto Paul Singer, Marcelo Justo; o coordenador do projeto Crisálida, Marcos Antonio da Silva e Silva; e a irmã Lourdes Dill, ganhadora do Prêmio Mulher Transformadora 2020 e coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança.

Na ocasião, será apresentado o livro O Dia que a Terra Voltou a Sorrir, obra de autoria de Marcos Antonio, voltada ao público infantil, escrita para introduzir conceitos de economia solidária para crianças. Também haverá o lançamento do Prêmio Paul Singer de Boas Práticas, cuja criação foi aprovada pelo plenário do Cofecon no dia 30 de novembro, durante a 709ª Sessão Plenária da Autarquia.

Os convidados

Marcelo Gomes Justo é bacharel em Ciências Sociais (1990), com mestrado e doutorado em Geografia Humana (2000 e 2005), sempre pela Universidade de São Paulo. Realizou Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe – TerritoriAL/IPPRI/UNESP, com pesquisa sobre Agroecologia e Comunas da Terra na Região Metropolitana de São Paulo, de 2017 a 2018. É pesquisador credenciado junto ao Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais – IPPRI/UNESP e diretor-executivo do Instituto Paul Singer.

Marcos Antonio da Silva e Silva é presidente da Federação Nacional dos Estudantes de Economia (Feneco). Há oito anos coordena um programa de combate à extrema pobreza e redução de vulnerabilidades sociais, o projeto Crisálida. Através dessa iniciativa, ajudou a combater a extrema pobreza e reduziu a vulnerabilidade social de milhares de pessoas na região metropolitana de Goiânia. O Crisálida foi reconhecido nacionalmente como a melhor proposta de combate à extrema pobreza do Brasil, no ano de 2016, pelo Edital Proext do Ministério da Educação. Esteve nos conselhos de Direito da Criança e dos Adolescentes, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional de Aparecida de Goiânia.

A irmã Lourdes Dill é educadora popular do cooperativismo, da economia popular solidária, da agricultura familiar e é Agente da Cáritas desde 1987. É coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, RS – Brasil, e é Presidente do CONSEA/SM (Conselho de Segurança Alimentar de Santa Maria). Possui licenciatura plena em Economia Doméstica, com Especialização em Extensão Urbana e Rural na Universidade de Passo Fundo – RS, e realizou curso de especialização em Organização Popular, Movimentos Sociais e Democracia Participativa pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) Belo Horizonte – MG com participação na organização do Curso pela Cáritas Brasileira em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2020 recebeu o prêmio Mulher Transformadora, entregue pelo Cofecon.

Apresentação

Denise Kassama é a vice-presidente do Conselho Federal de Economia e é coordenadora do Grupo de Trabalho Responsabilidade Social e Economia Solidária, que atua com apoio em processos de geração de renda. Denise possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas. Atualmente é professora do Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas, instrutora do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas e sócia-gerente da Objetiva Consultoria Econômica.

Mediação

Frednan Santos é Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: Reforma Agrária, Questão Agrária, Agricultura e Conflitos Sociais.