O Sistema Cofecon/Corecons realizou a live “Participação Feminina no Sistema Cofecon/Corecons”, no dia 25 de agosto, às 17h. O evento foi transmitido pelo canal de Youtube do Cofecon. Clique AQUI para acessar.

O evento foi apresentado por pela vice-presidente do Cofecon, Denise Kassama, que também é coordenadora do Grupo de Trabalho Responsabilidade Social e Economia Solidária. A mediadora foi Mônica Beraldo, conselheira federal e coordenadora da Comissão Mulher Economista. Como debatedoras, as convidadas foram as economistas Tania Cristina Teixeira, presidente do Corecon-MG; Bruna Furlanetto, vice-presidente do Corecon-SC; Silvana Parente, vice-presidente do Corecon-CE e Michele Aracaty, vice-presidente do Corecon-AM. O evento aconteceu dentro das comemorações do Mês dos Economistas e também previamente ao processo eleitoral do Sistema, que acontece nos Conselhos Regionais no período de 27 a 29 de outubro de 2021.

Para a economista Mônica Beraldo, realizar um evento que alia comemoração e incentivo à participação das economistas nas atividades do Sistema é essencial e faz parte do programa de trabalho da Comissão Mulher Economista. Um dos objetivos propostos para 2021 é criar mecanismos para a realização do censo destinado à construção do perfil da mulher economista no Brasil e por Regiões: registradas no Sistema Cofecon/Corecons e áreas de atuação; e assegurar a participação feminina nas plenárias federal e regionais, sejam como conselheiras efetivas ou suplentes e na presidência e/ou vice-presidência das Autarquias.

Além disso, também está no rol dos objetivos da Comissão promover e incentivar a equidade de gênero dentro do Sistema Cofecon/Corecons, no sentido de ampliar a participação das mulheres nas direções dos Conselhos. Atualmente há três mulheres economistas atuando como presidentes dos Regionais: Flávia Vinhaes, no Corecon-RJ; Tania Cristina Teixeira, no Corecon-MG; e Maria do Socorro Erculano de Lima, no Corecon-TO.

Na composição do plenário do Cofecon, são nove conselheiras federais: além da vice-presidente Denise Kassama, há também Maria Auxiliadora Sobral Feitosa (SE), Maria de Fátima Miranda (PR), Mônica Beraldo (DF), Ana Cláudia de A. Arruda Laproviteira (PE), Bianca Lopes de Andrade Rodrigues (RO), Fabiola Andréa Leite de Paula (RN), Maria do Socorro Erculano de Lima (TO) e Teresinha de Jesus Ferreira da Silva (PI). A meta é que na próxima renovação, a participação das mulheres seja ainda maior.

Informe-se sobre o processo eleitoral em seu Corecon. Participe do debate. Seja você também uma voz do Sistema Cofecon Corecons.

Participe!