XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA

08 a 10 de setembro de 2021

 

TRABALHOS CIENTÍFICOS

1. DO OBJETO


1.1. Os trabalhos científicos apresentados durante o XXIV Congresso Brasileiro de Economia serão os trabalhos inscritos no XXVII Prêmio Brasil de Economia, que abrangem as seguintes categorias: monografias de graduação; artigos técnicos/científicos; livros de economia; e artigo temático sobre os 70 anos da profissão de economista. As inscrições dos trabalhos devem ser feitas pelo site oficial do Prêmio (http://pbe.cofecon.org.br/) ou pelo site oficial do Congresso (http://cofecon.org.br/cbe/).

1.2. Os trabalhos devem seguir todos os requisitos descritos no regulamento oficial do XXVII Prêmio Brasil de Economia, bem como passarão pelos procedimentos de avaliação também descritos no regulamento. Somente serão apresentados no Congresso os trabalhos aprovados pela Comissão Avaliadora do Prêmio e cujos autores manifestem o interesse de apresentá-lo durante a programação do evento.

1.3. Trabalhos que não se encaixam nas tipologias contempladas pelo XXVII Prêmio Brasil de Economia, como dissertações de mestrado e teses de doutorado, poderão ser inscritos à parte para apresentação no Congresso. Os autores de trabalhos desses tipos e de outras categorias não contempladas pelo Prêmio devem manifestar interesse em apresentar o seu trabalho durante a programação do Congresso por meio de envio de e-mail para o endereço trabalhoscbe@gmail.com. O título do e-mail deve ser “Trabalho Científico”. O corpo do e-mail deve conter as seguintes informações: nome do autor e dos coautores, caso haja; data de publicação; instituição; tipologia e título do trabalho. O arquivo do trabalho deve ser enviado como anexo no e-mail. Estes trabalhos, por não fazerem parte do XXVII Prêmio Brasil de Economia, serão avaliados pelo Comitê Científico do XXIV Congresso Brasileiro de Economia. Somente serão apresentados no Congresso os trabalhos aprovados pelo Comitê Científico do Congresso.

1.4. Os trabalhos somente poderão ser apresentados durante a programação do XXIV Congresso Brasileiro de Economia se o autor ou pelo menos um dos coautores estiver devidamente inscrito no evento.

1.5. Serão aceitos apenas trabalhos enviados em PORTUGUÊS.

1.6. As decisões do Comitê Científico do XXIV Congresso Brasileiro de Economia e da Comissão Avaliadora do XXVII Prêmio Brasil de Economia sobre a aprovação ou não dos trabalhos científicos para apresentação durante o CBE são irrecorríveis.

1.7. De acordo com o Art. 9º do Regimento Interno do Congresso Brasileiro de economia, estão aptos para participar da apresentação dos trabalhos: professores, pesquisadores, estudantes de graduação, mestrado ou doutorado em economia, desde que sejam registrados nos CORECONs na forma dos capítulos 2.1, para profissionais, e 2.4, para estudantes, da Consolidação da Legislação da Profissão de Economista.

1.7.1. Para profissionais registrados nos Corecons: o capítulo 2.1 da Consolidação da Legislação da Profissão de Economista refere-se aos bacharéis em ciências econômicas diplomados no Brasil, bem como os que possuem cursos regulares no estrangeiro, após a devida revalidação do respectivo diploma na forma da legislação educacional;

1.7.2. O capítulo 2.4 da Consolidação da Legislação da Profissão de Economia refere-se a estudantes do curso de ciências econômicas credenciados nos Corecons.

 

2. DO CONTEÚDO


Os trabalhos devem versar sobre temas relacionados à Teoria Econômica, Pensamento Econômico Contemporâneo, Economia Brasileira, Economia do Setor Público, Economia Internacional, Economia Agrícola, Economia Socioambiental, Economia Regional e Urbana, Integração Econômica, Economia e Inovações Tecnológicas, temas interdisciplinares e outros relativos à Ciência Econômica.

 

3. DO PRAZO


A data limite para o envio dos trabalhos é o dia 01 de agosto de 2021. Após esta data as inscrições dos Trabalhos Científicos serão consideradas encerradas.

 

4.DA APRESENTAÇÃO


As apresentações dos trabalhos científicos acontecerão em salas online, pelo canal oficial de transmissão do XXIV Congresso Brasileiro de Economia, ao longo da programação do evento. A apresentação deverá ser feita pelo autor ou por um dos coautores do respectivo trabalho. Os membros do Comitê Científico do Congresso atuarão como mediadores nas salas de apresentação dos trabalhos. Os autores (ou coautores) terão, no máximo, 20 minutos para a apresentação. Serão destinados mais 5 minutos para debates. O arquivo com os slides da apresentação deverá ser enviado para o endereço de e-mail trabalhoscbe@gmail.com até o dia 03 de setembro de 2021.

O arquivo de apresentação deve ser enviado em formato .pdf.

5. DATAS IMPORTANTES


Recebimento de trabalhos: até 01 de agosto de 2021.

Divulgação dos Resultados: até 27 de agosto de 2021.

Envio dos slides de apresentação: até 03 de setembro de 2021.

 

6. DOS CERTIFICADOS


Os certificados serão enviados pela Organização do XXIV Congresso Brasileiro de Economia até o dia 30 de setembro de 2021, para os endereços eletrônicos informados no ato da inscrição.

 

7. DA PUBLICAÇÃO


Todos os trabalhos apresentados no XXIV Congresso Brasileiro de Economia serão publicados em formato eletrônico no site oficial do CBE (www.cofecon.org.br/cbe), bem como os respectivos slides de apresentação.